top of page

Consulado-Geral da Itália leva serviço de biometria a Erechim

Cidadãos ítalo-gaúchos podem aproveitar a facilidade nos dias 11 e 12 de novembro

Consulado-Geral da Itália em Porto Alegre leva serviços a Erechim, na programação do projeto ‘Andiamo’. Crédito Tiago Garziera

A interiorização de importantes serviços do Consulado-Geral da Itália em Porto Alegre tem novo compromisso na região norte gaúcha: nos dias 11 e 12 de novembro, os cidadãos ítalo-gaúchos de Erechim poderão aproveitar a facilidade da coleta biométrica no município, oferecida pela Representação Consular, necessária para atualização ou confecção do passaporte italiano. Essa é a primeira vez que o Consulado-Geral leva os serviços de biometria à cidade de Erechim.

O atendimento ocorrerá na agência consular de Erechim, na Rua Pedro Alvares Cabral, 1.000 – Centro, para os cidadãos que agendaram o serviço previamente. A prioridade de atendimento é para cidadãos maiores de idade que apresentem dificuldades de deslocamento (evitando a viagem até a capital, Porto Alegre, onde a coleta biométrica ocorre de forma permanente).

Com o serviço, em poucos minutos os cidadãos coletam as impressões digitais. O documento impresso chega na casa do requerente dias depois.

A iniciativa faz parte do projeto “Andiamo”, um conjunto de ações do Consulado da Itália para se aproximar dos cidadãos de dupla nacionalidade. “Estamos colhendo resultados impressionantes, e isso nos motiva a seguir com esse plano, pois os nossos cidadãos merecem os nossos maiores esforços”, diz o Cônsul-Geral da Itália no Rio Grande do Sul, Valerio Caruso.

O projeto ajudou o Consulado a atingir a média histórica de 1,5 mil passaportes emitidos por mês. Além de Erechim, o serviço de biometria passou por diversas cidades do Estado. Na Serra, o projeto fez sua estreia no interior em Farroupilha. Depois, passou por Carlos Barbosa e Bento Gonçalves, além de ser mantido de modo fixo em Caxias do Sul desde o final de agosto. Na região Central, o “Andiamo” esteve em Santa Maria e na região Norte, em Passo Fundo.

Commentaires


bottom of page