top of page

Consulado-Geral da Itália em Porto Alegre completa agendas do projeto ‘Andiamo’ em 2023


Programação de interiorização dos serviços consulares ocorreu em Erechim de 11 a 13 de novembro


O Consulado-Geral da Itália em Porto Alegre concluiu as agendas do projeto ‘Andiamo’ de interiorização dos serviços consulares em 2023. O último compromisso deste ano ocorreu na cidade Erechim, com programação realizada entre os dias 11 e 13 de novembro. Na passagem pelo município, o Consulado ofereceu o serviço de coleta biométrica aos cidadãos italianos, etapa necessária para emissão ou renovação do passaporte, e também participou de intensa agenda de compromissos.

Entre os destaques da agenda estiveram a abertura do Festival do Cinema Italiano em Erechim, um encontro com Prefeitos de cidades da Região do Alto Uruguai, associações italianas, corais da região e comunidade e, ainda, visita à Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI), onde foram tratadas oportunidades de intercâmbio e promoção de novas parcerias com Universidades italianas no âmbito da formação acadêmica e do ensino do italiano. A programação contemplou, também, visitação a empresas locais. “Ficamos muito felizes com mais esta oportunidade de aproximação com a sua comunidade”, disse o Cônsul-Geral da Itália em Porto Alegre, Valerio Caruso.

Em 2023, o projeto ‘Andiamo’ teve sete etapas no interior do Rio Grande do Sul. Além de Erechim, o movimento de serviços itinerantes passou por Farroupilha, Carlos Barbosa, Bento Gonçalves, Caxias do Sul - que desde o final de agosto oferece o serviço de forma continua – e, contemplando a região Central e norte, o ‘Andiamo’ esteve em Santa Maria e Passo Fundo. A iniciativa permitiu confeccionar quase mil passaportes no total.

As agendas do projeto serão retomadas no início de 2024, com o primeiro compromisso em Caxias do Sul.

Crédito fotos: Challine Mohr fotografia

bottom of page