Confira os conteúdos que mais aparecem nas provas do segundo domingo de Enem
- Najaska - Jornalismo
- 7 de nov. de 2023
- 3 min de leitura
Professores elencam temas mais recorrentes em Matemática e Ciências da Natureza e explicam sistema de pontuação

O Enem finaliza neste domingo (12), com as provas de Matemática e Ciências da Natureza. Para auxiliar os estudantes a se preparar para o segundo dia de exame, os professores do pré-vestibular Fleming explicam como funciona o sistema de correção da prova e apresentam os conteúdos mais frequentes em cada prova.
Segundo o professor e coordenador pedagógico do Fleming Medicina, Francis Madeira, os candidatos devem começar pelas questões mais simples: “Isso não significa que se deva pré-classificar as questões antes de resolvê-las. Se identificar um item fácil, resolva-o. Se identificar um item difícil, pule-o, e retorne posteriormente para resolvê-lo, caso ainda haja tempo”, aconselha.
CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS
A prova de Ciências da Natureza costuma ter um bom equilíbrio entre as questões de Física, Biologia e Química, passando, às vezes, por conhecimentos interligados dessas disciplinas. Em Biologia, deve-se dar muita atenção à Ecologia, que é o conteúdo mais incidente, ao lado dos mecanismos evolutivos e da transmissão das características hereditárias. Em Química, deve-se cuidar a Química Orgânica, as forças intermoleculares e suas consequências para a propriedade das substâncias e dos compostos orgânicos e inorgânicos. Na Física, o conteúdo mais incidente é o de Mecânica, com várias questões sobre as causas dos movimentos de partículas, objetos, pessoas e corpos celestes. Outro assunto que costuma ser incidente é o dos fenômenos da ondulatória e do eletromagnetismo.
Conteúdos que mais aparecem:
Química inorgânica e Físico-Química - de 10 a 11 questões
Temperatura, calor, máquinas térmicas, fenômenos ondulatórios e ópticos - de 6 a 7 questões
Ecologia, epidemiologia e saúde humana - de 5 a 6 questões
Química orgânica e Bioquímica - de 4 a 5 questões
Citologia, bioenergética, genética e evolução - de 4 a 5 questões
Seres vivos, fisiologia, biotecnologia e imunologia - de 4 a 5 questões
Movimentos, forças, energia mecânica e colisões - de 4 a 5 questões
MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS
Em Matemática, as operações fundamentais e os aspectos práticos de sua aplicação correspondem a cerca de 40% do total da prova. Para acertar tais questões, não basta saber as quatro operações básicas, pois é necessário interpretar situações-problema a fim de encontrar soluções para cenários comuns do cotidiano. Os conhecimentos de Geometria plana e espacial são explorados sobretudo no cálculo de perímetros e áreas de superfícies planas e volumes de sólidos. O aluno também deve ter intimidade com a leitura de gráficos e tabelas. Na parte de Estatística, é importante conhecer como se determinam médias, medianas e modas. O Enem não pedirá o cálculo de variância e de desvio-padrão, mas exigirá que o aluno compreenda tais conceitos como medidas de dispersão em distribuições. Em probabilidade, aparecem algumas das questões mais complexas da prova, junto com Álgebra e Geometria Analítica. Assuntos como logaritmos e funções trigonométricas não devem ter prioridade de resolução, pois tendem a ser questões de parâmetro de dificuldade mais alto: deixe-as para depois.
Conteúdos que mais aparecem:
Contagem, progressões, operações fundamentais e análise combinatória - 8 a 9 questões
Álgebra e Geometria Analítica - 8 a 9 questões
Perímetros, áreas e volumes - de 7 a 8 questões
Relações de variação entre grandezas - de 5 a 6 questões
Estatística e probabilidade - de 5 a 6 questões
Noções de espaço e representação, reconhecimento de formas, unidades de medida e escalas - de 5 a 6 questões.
Gráficos e tabelas - de 4 a 5 questões
Entender a TRI ajuda na pontuação
O segredo para uma boa pontuação no Enem é buscar aumentar a coerência pedagógica dentro da teoria de resposta ao item (TRI). Dessa forma, questões mais fáceis devem ter prioridade de resolução quando comparadas com questões mais difíceis. “Acertar um item difícil tendo errado os fáceis implicará baixa pontuação devido à incoerência no padrão de respostas. Acertar itens fáceis e errar os difíceis garante maiores proficiências”, explica o professor Francis Madeira, do pré-vestibular Fleming.
Cada questão do Enem apresenta certos parâmetros que ajudam a determinar a nota do candidato. Assim, a prova dispõe de questionamentos de dificuldades variadas dentro de uma escala. Ainda que algum acerto seja considerado incoerente pela TRI, faz-se importante esclarecer que quaisquer respostas corretas aumentam a nota do candidato, mesmo que a diferença seja pequena em caso de erro.
“Essa coerência parte do pressuposto de que a aquisição do conhecimento é gradativa: não é possível dominar aspectos mais complexos das ciências e das linguagens sem que se conheça os mais simples”, esclarece o coordenador pedagógico do Fleming Medicina.
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