Complexo Hospitalar Unimed Erechim celebra o Dia do Médico com histórias de dedicação, legado e cuidado
- Najaska - Jornalismo
- há 17 minutos
- 4 min de leitura
Instituição conta com 247 médicos cooperados que atuam com excelência e compromisso na saúde da comunidade

Neste sábado, 18 de outubro, celebra-se o Dia do Médico e o Complexo Hospitalar Unimed Erechim presta homenagem a esses profissionais que se dedicam ao cuidado. Mais do que uma profissão, ser médico é um compromisso com a vida, um caminho que exige conhecimento, empatia e resiliência.
A celebração deste ano ganha um significado ainda mais marcante ao trazer à tona histórias de famílias nas quais a medicina é um legado, pais e filhos que compartilham não apenas o mesmo ofício, mas também a mesma paixão, mostrando que o amor pela medicina pode, sim, atravessar gerações.
Um legado de dedicação e compromisso
Entre os médicos que integram o corpo clínico do Hospital estão os otorrinolaringologistas Dr. João Elmar de Oliveira e Dra. Ana Carolina Silveira. Para ele, a escolha da filha pela medicina, foi motivo de orgulho e também de uma conexão ainda mais profunda.
“A juventude e a experiência de anos se completam. Eu me sinto realizado como pai e como médico porque discutimos casos clínicos todos os dias, estudamos juntos. Ter a segurança de trabalhar com alguém tão preparada é algo muito valioso. Ela vem
para completar esse ciclo, e isso me enche de orgulho”, destaca Dr. João Elmar.
A Dra. Ana conta que cresceu vendo o pai lidar com pacientes e que isso a inspirou a escolher a mesma profissão e especialização. “Ser médica, para mim, é um privilégio e uma responsabilidade imensa. Cresci vendo o quanto um gesto simples, uma palavra acolhedora ou um olhar atento podiam transformar o dia de um paciente e isso marcou profundamente a forma como eu entendo o que é cuidar.”
Para a profissional a medicina vai muito além do diagnóstico e da técnica. “É sobre perceber o ser humano por trás do sintoma, respeitar sua história e caminhar junto em busca de alívio e qualidade de vida. Nos dias de hoje, acredito que o papel do médico é justamente resgatar o que há de mais essencial: o vínculo humano. É lembrar que a ciência é poderosa, mas o cuidado verdadeiro é o que realmente cura e isso só acontece quando se coloca o coração junto com o conhecimento.”
Eliane Severo, uma paciente que passou por uma cirurgia de desvio de septo e rinoplastia destaca a confiança que os médicos lhe transmitiram. “Confio de olhos fechados. Além de pessoas incríveis, são atenciosos e cuidadosos em cada detalhe. Sou muito grata por todo carinho, dedicação e por me fazerem me sentir segura durante todo o processo.”

O elo que a medicina fortalece
Outra família que simboliza essa ligação entre gerações é a do cirurgião geral, Dr. Cezar Luiz Assoni, e de seus filhos, entre eles a médica dermatologista, Dra. Ariane Assoni.
“Eu entendo que meus filhos escolheram seguir a mesma profissão que eu porque perceberam, ao longo da vida, a importância de cuidar da saúde e entender as pessoas. Cada um, à sua maneira, compreendeu que ser médico era mais do que uma carreira, era uma missão”, destaca Dr. Cezar.
Para Dra. Ariane seu pai sempre a inspirou. “A dedicação dele à medicina foi um exemplo para nós e nos inspirou a seguir o mesmo caminho, com propósito, ciência e cuidado humano. Aprendemos com ele a ouvir e dar atenção aos pacientes. Estamos sempre juntos para oferecer o melhor aos nossos pacientes e alcançar os melhores resultados.”
Seu pai destaca ainda que a escolha pela profissão partiu de cada filho, que ao longo da vida viu a dedicação com que exerceu a medicina. “Hoje, cada um tem sua especialidade, e eu me sinto muito feliz em vê-los seguindo esse legado. Mais do que isso, em alguns momentos, até trabalhamos juntos, chegamos a operar lado a lado. É uma felicidade imensa, um orgulho que não tem preço, por eles, pelas pessoas e pela ciência.”

Vocação compartilhada
Quando a medicina ultrapassa gerações, ela torna-se um elo, um propósito de vida em comum. Para os médicos urologistas Dr. Dercio Nonemacher e Dr. Henrique Nonemacher, a vocação de ser médico é um legado familiar.
“Desde pequeno, eu me fascinava em entender como o corpo humano funcionava. Claro que crescer vendo o exemplo do meu pai, também me inspirou. Mas, ao mesmo tempo, busquei trilhar meu próprio caminho dentro da profissão. A medicina me atraiu justamente por unir ciência, raciocínio e cuidado humano e, de alguma forma, sempre soube que era nesse equilíbrio que eu queria estar”, destaca Dr. Henrique.
Seu pai, Dr. Dercio, explica que sempre procurou deixar seus filhos livres para escolherem suas profissões. “Meu filho optou pela medicina e minha filha pela psicologia, e isso me deixa muito orgulhoso. Ver que eles atuam com dedicação, ética e amor pelo que fazem é gratificante. Meu filho, inclusive, seguiu os mesmos passos que eu: mesma faculdade, mesmo local de estágio e residência. Sempre buscamos deixar esse legado de ética, respeito e busca constante por aperfeiçoamento. Isso me motiva e me enche de alegria.”
Ao longo dos anos Dr. Henrique conta que se sentia mais seguro em ter a oportunidade de discutir casos com seu pai, ouvir conselhos e aprender com quem já tinha tanta experiência. “Às vezes operamos juntos e em outras vezes é ele quem me procura para trocar ideias. Pra mim é muito bonito ver esse ciclo, de filho que aprende com o pai, para colegas que se respeitam e evoluem juntos.”
Para o profissional ser médico é ter o privilégio de ser uma possibilidade de esperança na vida de alguém. “Não temos o poder de curar todas as doenças, mas poder aliviar dores, esclarecer dúvidas, acalmar medos e, às vezes, devolver a confiança de uma pessoa em si mesma é, de fato, o que me realiza. A medicina me ensinou que estar ao lado do paciente com empatia e verdade muitas vezes vale tanto quanto o tratamento em si.”

Médicos cooperados: compromisso com a saúde e o cuidado
Neste Dia do Médico, a Unimed Erechim agradece e homenageia os profissionais que estão por trás de cada história de superação e de cada vínculo de confiança.
Nosso reconhecimento a todos os médicos cooperados, que seguem firmes no propósito de cuidar com excelência.
Comentários