top of page

Comitê Covid reforça que uso de máscara de proteção salva vidas


Na manhã desta sexta-feira (5) os integrantes do Comitê Covid-19 estiveram reunidos na Secretaria de Saúde para encontro semanal de avaliação do avanço da pandemia no município. Os trabalhos foram conduzidos pelo vice-prefeito de Erechim, Flávio Tirello, pela secretária de Saúde, Eclesan Palhão e pelo secretário Geral de Governo, Edgar Marmentini. Segundo relato das equipes diretivas dos hospitais Santa Terezinha e Caridade, na quinta-feira (4) a cidade de Erechim viveu o pior dia da pandemia, com o total de 79 óbitos, desde março de 2020, e 74 pessoas hospitalizadas, sendo 31 em leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

“Os números mostram uma realidade gravíssima. Não temos vaga em leitos de UTI em nenhum dos dois hospitais. A maioria das pessoas que interna na ala clínica da Covid evolui rapidamente, precisando ser intubada e internada na UTI em questão de horas. Então não adianta negar a doença. A Covid é séria. Estamos perdendo pessoas, são milhares de vidas a cada dia. Hoje o Brasil registra cerca de um óbito por minuto. Ressaltamos que a pandemia está em franca elevação e que os próximos 15 dias serão críticos e gravíssimos. Estamos vivendo uma guerra contra a doença e precisamos da colaboração de todos. Usem MÁSCARA, evitem aglomerações e usem álcool em gel. Se cuidem e cuidem do próximo. Só assim poderemos vencer a Covid”, disse o vice-prefeito, Flávio Tirello.

Use MÁSCARA

Os membros do Comitê foram unanimes em reforçar que os cuidados básicos são os meios existentes para frear o avanço da Covid-19. “Além das aglomerações noturnas, que no geral tem diminuído em virtude da Força Tarefa, vemos muitas pessoas que ainda ignoram o uso da MÁSCARA. Está comprovado que a MÁSCARA é eficaz. Ela protege você e protege o outro. Não podemos afrouxar os cuidados para a prevenção. Isso inclui respeitar o uso de MÁSCARA de proteção, higienização constante das mãos com água e sabão ou álcool em gel 70%, prática do distanciamento social e evitar aglomerações. Usar a máscara protege você, familiares, amigos, e também desconhecidos. Cuidar de si é cuidar do outro. Então por favor, por você, pela sua família, pela comunidade, se cuide e use MÁSCARA”, finaliza o vice-prefeito.

bottom of page