top of page

Comitê Mulher da Sicredi UniEstados realiza encontros no segundo ano de formação


Projeto que iniciou em 2023 e segue até 2026 conta com várias temáticas relacionadas ao protagonismo das mulheres e liderança. 

O Programa Comitê Mulher da Sicredi UniEstados está em seu segundo ano de trilha de formação, com temáticas voltadas a desenvolvimento de lideranças femininas. O primeiro encontro deste ano, conduzido pela gerente de agência Monize Calderolli, abordou o papel da liderança autêntica e transformadora, mostrando que a liderança não se trata de nascer ou não líder, mas de uma escolha consciente, que requer autenticidade, autoconhecimento, conexão com propósito e valores, relacionamentos e autodisciplina.

Já no segundo encontro, que aconteceu no dia 31 de maio, o tema foi a Liderança Social e trouxe reflexões sobre o papel da líder no desenvolvimento social por meio de ações e projetos que impulsionem e transformem as comunidades. 

“Trabalhar o tema liderança social se faz muito importante atualmente, pois o trabalho social requer o envolvimento com as pessoas e o olhar para o desenvolvimento econômico e social das comunidades e das pessoas que são beneficiadas pelas ações e projetos. A liderança social passa por um conjunto de práticas e ideias inovadoras que vão além de doações e assistencialismo, tais como ações educativas, qualificação profissional, empreendedorismo e geração de renda, capazes de transformar as realidades das comunidades” expressa a palestrante Giovana Conti que conduziu o segundo encontro. 

Representatividade 

A trilha de formação do Comitê Mulher é desenvolvida em quatro anos e conta com uma equipe de gestão que representa as demais integrantes junto a Cooperativa. No primeiro ano foram indicadas pela cooperativa três mulheres para a formação do time de gestão. Essas três mulheres, uma coordenadora e duas vice-coordenadoras, foram as representantes do grupo nesse primeiro período. A coordenadora associada da agência Jayme Lago de Erechim, Cleonice Fogolari, e as vices-coordenadoras Geliane Sonza de Seara e Bruna Coradi de Jaborá agradeceram ao grupo pelo trabalho em união desempenhado neste ano.

Neste segundo encontro de 2024 também foi realizada a cerimônia de troca de representantes. Eleitas entre as integrantes a partir do exercício do 2º Princípio do Cooperativismo, a Gestão Democrática, o trio agora é formado pela coordenadora associada da agência Três Vendas de Erechim, Silvia Preczewski e pelas vices-coordenadoras, Arlei Cavaletti da agência Centro de Erechim e Josiane Brehm da agência de Concórdia. Essa nova equipe atuará no mandato 2024/2026. 

“Nós do Comitê Mulher somos porta-vozes dentro de nossas comunidades como mulheres que inspiram, empoderam e encorajam outras mulheres. Buscamos construir uma liderança humanizada com foco no desenvolvimento da nossa equipe para que sejam protagonistas da mudança”, conclui a coordenadora do grupo Silvia Preczewski.


Comments


bottom of page