top of page

Comissão Gestora do Programa Sentinela realiza a primeira reunião do ano de 2024


A comissão gestora do Programa Sentinela de videomonitoramento e cercamento eletrônico do município de Erechim, e que abrange também diversos municípios da região norte do RS, realizou sua primeira reunião do ano visando o planejamento e definição das ações para ampliação e modernização do parque instalado na região. Foi consenso da comissão que existe a necessidade de ampliação especialmente do cercamento eletrônico, sistema em que são utilizadas câmeras com leituras de placas, em diversos pontos especialmente em nosso município. 

Definiu-se também a necessidade de realizar o espelhamento das imagens do Sentinela que hoje chegam ao 13 BPM e também à DPPA, espelharem tanto na futura sede do CRPO-N (Comando Regional de Policiamento Ostensivo) que está em construção, bem como na Delegacia Regional de Polícia Civil, o que trará ainda mais agilidade na tomada de decisões no atendimento das eventuais ocorrências por parte das forças policiais.

Outro assunto abordado foi o monitoramento e cercamento eletrônico do Parque Municipal de Eventos que também está em fase de construção, o qual deverá ser integrado ao Programa Sentinela visando a segurança especialmente de pessoas e animais que deverão circular em grande número pelo local após a sua conclusão.      

Como novidade no Programa Sentinela, em 2024 serão trabalhados aspectos sociais, de reinserção e prevenção através de ações educacionais e profissionalizantes. Neste sentido serão incorporadas ao Sentinela atividades do Programa SOMAR da Fecomércio/RS. Assim, será viabilizado através do Senac Erechim o Curso de Manicure e Pedicure – 160h, destinado especificamente para mulheres em situação de violência. Também serão oferecidos pela Instituição ao longo do ano capacitações para a área de atendimento e vendas no comércio, tanto para jovens como para o público 50+, com o objetivo de oferecer oportunidades de profissionalização, que também são importantes para a segurança pública, pois geram alternativas e direcionam seus participantes para o caminho do trabalho. Estas ações que serão agregadas ao Programa Sentinela serão desenvolvidas com recursos do Programa Senac de Gratuidade.

 

    


bottom of page