Comissão do Ano Jubilar de ouro da Diocese faz encaminhamentos para as próximas celebrações




Sob a presidência de Dom Adimir Antonio Mazali, a Comissão do Jubileu de Ouro da Diocese realizou reunião na noite desta terça-feira, no Centro Diocesano.

Em pauta, a comemoração da data da criação da Diocese, 27 de maio, com destaque para as pastorais e movimentos. Haverá celebração eucarística às 19h, na Catedral, com convite aos padres, religiosos e membros dos grupos em destaque, possivelmente com símbolos ou cartazes que ressaltem sua natureza e atividades. A celebração terá a transmissão das redes sociais do Santuário.

Foram feitos encaminhamentos a respeito do dia eucarístico diocesano em 3 de junho, solenidade de Corpus Christi, com sugestão para as Paróquias da cidade de Erechim celebrarem a missa e realizarem outras atividades pela parte da manhã e os padres participarem de missa às 15h, na Catedral, com transmissão por rádios e pelas redes sociais. Após a missa, o Bispo conduzirá o Santíssimo Sacramento em carro aberto, seguido de conduções de todas as pessoas que puderem até a esplanada do Santuário, onde conduzirá breve oração e dará a bênção conclusiva.

Tratou-se também da solene celebração jubilar no dia primeiro de agosto, data da instalação da Diocese. Entre outros, foram vistos os seguintes aspectos: participação dos padres e representantes das paróquias, pastorais e movimentos; Bispos e representantes dos poderes executivo, legislativo e judiciário a serem convidados, conforme os protocolos sanitários possibilitarem; liturgia especial do jubileu; cartão de lembrança a ser distribuído também nas paróquias da Diocese; transmissão por rádios e pelas redes sociais do Santuário. A Comissão verá a melhor forma de se ter um documentário histórico do evento.

Por fim, foi abordado o encerramento do ano jubilar na 70ª Romaria de Fátima, no dia 10 de outubro, com a novena de primeiro a nove. Os encaminhamentos serão vistos com a equipe de liturgia da própria Romaria.