Shell Eco-marathon acontecerá de 3 a 7 de abril, em Indianápolis
Ultrapassando a própria marca, a DropTeam, equipe formada por estudantes e professores do Campus Erechim do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS), está em preparativos para viagem aos Estados Unidos, onde competirá pelo título de carro mais eficiente das Américas movido a gasolina. No ano passado, durante a etapa nacional da Shell Eco-marathon, ocorrida no Rio de Janeiro, o recorde de 716 quilômetros percorridos com um litro do combustível representou a superação de conquista anterior (543km/l, obtida em 2019) e garantiu sua presença na disputa com outros países do continente americano. A competição ocorrerá de 3 a 7 de abril, no Indianapolis Motor Speedway, local famoso por receber as corridas da fórmula Indy e da Nascar.
Para a estudante do curso técnico em Logística e capitã da equipe, Laisla Karen Portella, nove anos de experiência e conhecimentos acumulados não são o bastante para a equipe, que fez modificações no protótipo especialmente para concorrer nos Estados Unidos: “A busca por melhorias é contínua. Estudos sempre são feitos buscando a evolução. Como exemplo, cito o estudo e implementação do aquecimento do motor, uma vez que a cidade de Indianápolis é localizada em uma região de clima muito frio e adaptações são necessárias para se obter um excelente desempenho e resultado”, explica.
A competição ainda nem aconteceu, mas o orientador do projeto, professor Airton Campanhola Bortoluzzi, já mira no futuro: “A equipe planeja trabalhar com um combustível mais sustentável, então a gente está pesquisando para mudar para biocombustível, no caso álcool. Também queremos produzir um motor próprio, buscando aplicar novas tecnologias e novos materiais para ser mais eficiente e também desenvolver um monocoque [estrutura externa do carro, em forma de concha] em fibra de carbono para melhorar a aerodinâmica, a rigidez estrutural e diminuir o peso”, conta.
Integram ainda a equipe os estudantes Felipe Augusto Salini, Jonas Sachet, Izequiel Balsanelo, Rafael Mataczinski Dlugokinski, Eduardo Cristiano, Isabelli Storti, Fernanda Paulini, João Vitor Vendruscolo Davi e Pablo Antônio Krencinski Farias e os professores Alisson Dalsasso Correa de Souza e José Antonio Sala.
Histórico na competição
O desenvolvimento de um protótipo de carro eficiente por parte da equipe iniciou em 2015, com o objetivo de participar da Shell Eco-marathon no ano seguinte, na qual a equipe terminou sem classificação. Em 2017, conquistou o 3º lugar, com a marca de 240,3 km/l. Em 2018, o 1º lugar na etapa nacional, com 424,9 km/l, garantiu o convite para a Shell Eco-marathon Americas, que ocorreu nos Estados Unidos em 2019 e da qual a equipe saiu com o 3º lugar, com 543 km/l. No mesmo ano, o bicampeonato veio com o resultado de 542 km/l, contudo, devido à pandemia de covid-19, o grupo não participou da etapa das Américas. Em 2022, terminou a competição sem classificação e, em 2023, obteve o recorde de 716km/l, responsável por assegurar novamente a ida da equipe aos Estados Unidos nos próximos dias.
Sobre a Shell Eco-marathon
A competição de eficiência energética desafia estudantes do mundo todo a construir um protótipo automotivo que economize o máximo de energia, dentro de diversos regramentos. Os veículos devem entrar na pista e percorrer um número de voltas dentro de um tempo estipulado. A partir daí, calcula-se quanto o protótipo economizou de combustível ou eletricidade. Saiba mais em www.shellecomarathon.com.
Atenciosamente,
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