Com normalização do ConecteSUS, Erechim volta a ter dados da pandemia atualizados

Há mais de duas semanas as informações divulgadas pela Secretaria de Saúde do município vinham com o alerta de que podiam não representar a realidade atual, em razão da instabilidade do sistema




Depois de 17 dias com instabilidade, o 'ConecteSUS', sistema integrado do Ministério da Saúde está ativo novamente, o que permitiu a atualização dos dados locais da pandemia, que vinham sendo atualizados de modo parcial há mais de duas semanas. Conforme o boletim de hoje, Erechim contabiliza 15.270 diagnósticos positivos confirmados, ou seja, 12 casos a mais do que o registrado na atualização anterior. A grande maioria se refere a pessoas que se recuperaram, e 2 são casos ativos, ou seja, pessoas no período de transmissão. Além disso, Erechim contabiliza 207 óbitos causados pelas complicações da Covid-19.

Quanto às internações ligadas à doença, conforme boletins dos hospitais há 2 pacientes, sendo 1 morador de Erechim e 1 de Aratiba, ambos na UTI do Hospital Santa Terezinha.

Até às 14h45 de hoje, 86.333 pessoas foram vacinadas com a primeira dose; 82.477 moradores receberam a segunda dose ou a vacina da Janssen; e 20.583 pessoas foram vacinadas com a dose de reforço. Amanhã Erechim segue com a estratégia de vacinação que vem sendo realizada desde as últimas semanas. Toda a população que se vacinou com duas doses há 4 meses já pode receber o reforço. Além disso, todas as vacinas estão disponíveis para segunda dose, além da primeira aplicação para quem tem 12 anos ou mais.

Para segunda dose as vacinas estão sendo disponibilizadas de acordo com o intervalo de tempo previsto: Da Pfizer é de 21 dias; da Astrazeneca é de 8 semanas; da Coronavac conforme anotado na carteira de vacinação e da Janssen o intervalo previsto é de dois meses. As informações podem ser acessadas em virtual.fm.br