Com o objetivo de difundir a Robótica Educacional; promover um espaço de integração, troca de conhecimento e de desafio entre os participantes; incentivar a inovação, através do trabalho com o raciocínio lógico e com a resolução de problemas; além de compartilhar com a comunidade erechinense momentos de descobertas e aprendizados sobre a robótica, o Marista Medianeira promoveu o 4º Desafio de Robôs.
O evento, que aconteceu no dia 7 de dezembro, às 14h, no Colégio, contou com a participação de 17 equipes e reuniu um total de 70 estudantes. Além da presença das equipes do Colégio, o desafio recebeu outras instituições de ensino e colégios maristas, que disputaram as categorias Sphero, Arena Lego e Maze Rescue.
Ao final da competição, os vencedores foram premiados com troféus e medalhas, de acordo com as categorias:
Modalidade Shpero:
- 1º Lugar: Equipe Otaku da Fita - Colégio Marista Medianeira
- 2º Lugar: Equipe 100 nome sério - Colégio Marista Medianeira
- 3º Lugar: Equipe Gladiadores Team - Colégio Marista Medianeira
Modalidade Arena Lego:
- 1º Lugar: Equipe Kevin 6.0 - Colégio Marista Medianeira
- 2º Lugar: Equipe Hellbots.bat - Colégio Marista Graças
- 3º Lugar: Equipe 100 Limites - Colégio Marista Graças
Modalidade Maze Rescue:
- 1º Lugar: Equipe Cavalo Vendado 2 - Colégio Marista Medianeira
- 2º Lugar: Equipe Stck - Colégio Marista Champagnat
- 3º Lugar: Equipe Cavalo do Tróia - Colégio Marista Medianeira
Para Micael Muller, estudante do 5º ano do Marista Medianeira que, junto com sua equipe, Otaku da Fita, foi campeão na modalidade Shpero, participar do 4º Desafio de Robôs proporcionou a ele um grande aprendizado. "Foi muito legal disputar o desafio, aprendi várias coisas e aprimorei muito meu conhecimento sobre Robótica Básica. Na competição, havia 3 funções dentro de cada equipe: o programador, o piloto e o engenheiro. O programador, que era minha função, como o nome já diz, programava o robô (sphero) para percorrer um caminho em 10 minutos. Aqueles que percorressem o maior trajeto nesse tempo, venciam a prova. Quando soube que nossa equipe ficou em 1º lugar, foi muito legal!", contou Micael.
