Colégio Marista Medianeira promove 1º Encontro Pró-inclusão Esportivo Marista
- Najaska - Jornalismo
- 6 de ago. de 2024
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O evento teve como objetivo fomentar a inclusão e a prática esportiva
Construir processos de inclusão na escola exige o trabalho coletivo de professores, monitores, coordenação, direção e famílias. Os estudantes que apresentam transtorno ou deficiência no neurodesenvolvimento têm o direito de estar na escola, sentindo-se pertencentes ao espaço e incluídos em todas as atividades propostas.
Neste contexto, o Colégio Marista Medianeira realizou, no último dia 3 de agosto, um encontro esportivo de inclusão. De acordo com a professora do Atendimento Educacional Especializado do Colégio, Joseana Onhate, o 1º Encontro Pró-inclusão Esportivo Marista “proporcionou não apenas uma experiência esportiva enriquecedora para crianças com deficiência, como também, a sensibilização da comunidade sobre a importância da inclusão e do respeito às diferenças”.
O evento foi aberto ao público de Erechim e região, e acolheu, nos espaços do Colégio Marista Medianeira, um público de 89 participantes, inscritos em 5 modalidades diferentes e divididos em 4 categorias, conforme a faixa etária, além das famílias e dos educadores do colégio. Os estudantes maristas marcaram presença e participaram em todas as modalidades. “Trabalhando com a Psicomotricidade no colégio com os estudantes do AEE, observei a importância do exercício físico no desenvolvimento de cada um deles, com suas particularidades. A realizações do evento é a concretização de um importante passo para a inclusão, pois, com as devidas adaptações feitas em cada modalidade esportiva, conseguimos motivar, promover a socialização e incentivar a prática de esportes entre o público de inclusão”, relatou o Instrutor de Extraclasse, Alex Romero.
“Desenvolver projetos voltados para o público da Inclusão tem sido cada vez mais desafiador e, ao mesmo tempo, gratificante. O 1º Encontro Pró-inclusão Esportivo Marista nos possibilitou sentir um misto de emoções durante uma simples tarde, dado que olhar o brilho, o sorriso e a determinação de cada atleta ao finalizar uma prova, nos fez ver e acreditar que o público de Inclusão tem o direito de se sentir pertencente a sociedade. Para a comunidade de um modo geral, acreditamos que seja necessário um olhar mais atento para esses indivíduos”, destacou o Monitor de Aprendizagem, Marco Albuquerque.
Neste contexto, o Atendimento Educacional Especializado (AEE) do Colégio tem como tarefa promover a extinção e/ou minimizar as barreiras relacionadas à acessibilidade; barreiras estas, que podem impedir a participação e a aprendizagem do estudante. “São inúmeros os desafios para a remoção de barreiras, que podem ser: atitudinais, acadêmicas, arquitetônicas, curriculares e comunicativas. Outro aspecto importante trabalhado no AEE é a estimulação de habilidades em defasagem, ou no caso de superdotação, o enriquecimento curricular”, afirmou a também professora do Atendimento Educacional Especializado do Colégio, Leandra Kalles.
Para Renata Bianchi, mãe do participante Bento Bianchi, de 6 anos de idade, o encontro foi muito positivo. “Que dia mais lindo. Eu amei como foi elaborado o evento. Eu, que já participei de competições regionais e estaduais de Atletismo, achei tudo igual. A mudança de local nas provas, a chamada para cada categoria, a espera para cada prova. Achei tão lindo e tão real, parabéns a todos os envolvidos. Sem contar a estrutura da escola, é surreal. O que é aquela rampa emborrachada?! A preocupação em todos participarem foi fundamental. Eu estou impactada com o tanto de colaboração que uma tarde trouxe para os pais e as crianças em relação às atividades e sua importância. Parabéns a todos os envolvidos”.
No início do encontro, foi realizado um momento de socialização e aquecimento, como forma de lazer e diversão, através de brincadeiras e com a participação dos pais e das crianças. Após, iniciaram as competições semelhantes aos Jogos Paraolímpicos de 2024, nas modalidades de Atletismo - Corrida de 25 metros, Corrida com barreiras, Arremesso de dardo, Arremesso de peso, Salto em distância e Salto em altura. “Todos os atletas demonstraram muita determinação em cada modalidade, junto com a participação dos familiares, auxiliando e motivando cada um deles”, destacou o Instrutor Alex.
A premiação foi organizada de forma a considerar o esforço e a participação de todos as crianças. Todos os participantes receberam um bótom de participação como lembrança do evento, sendo um símbolo para representar o esforço e o empenho no encontro. Além disso, foram entregues medalhas para os três primeiros colocados de cada categoria, comemorando o desempenho e a dedicação das crianças durante as competições.
Segundo Monique Blanco, mãe do estudante marista Arthur Blanco, da Educação Infantil, o evento foi, acima de tudo, inclusivo. “A escola sempre inclui e incentiva que os nossos filhos fiquem o mais próximo possível de seus colegas. Foi mais uma oportunidade de deixá-los serem quem são, sem julgamentos, sem olhares, algo surpreendente e, em certos momentos, emocionante para nós, pais. Ver meu filho super a vontade, com brilho no olhar por superar seus medos e desafios saindo vitorioso, foi um momento renovador para pais atípicos que enfrentam tantos desafios diariamente. Obrigada a escola Marista Medianeira por receber todos nós de maneira tão afetiva e inclusiva”, ressaltou.
A Diretora do Colégio, Cheila Milczarek, finalizou destacando que “como instituição educativa, assumimos a responsabilidade de promover, em nossos espaços o despertar do olhar cuidadoso e sensível da sociedade para uma cultura cada vez mais inclusiva. Neste sentido, atividades como esta procuram contribuir com a garantia do direito de participação das pessoas com deficiência, na vida da sociedade e em especial na prática esportiva. Percebemos que ainda temos muito a fazer para que a compreensão seja ampliada e as práticas desenvolvidas respeitem verdadeiramente os diferentes ritmos, possibilidades físicas e cognitivas e que estimulem a ruptura de preconceitos e acolham as diferenças.”
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