Circo, teatro e dança em “Cooperação em Família”


O campus da URI (salão de eventos - prédio 5) será o palco da apresentação do espetáculo gratuito “Cooperação em Família”, nesta quarta-feira (24/8), a partir das 19h30min. Erechim é uma das 10 cidades – nove de Santa Catarina e uma do Rio Grande do Sul – que receberão o espetáculo através do Ministério do Turismo/Secretaria Especial da Cultura, por meio da Lei de Incentivo à Cultura. O patrocínio do projeto é da COOPERALFA.

Os moradores de Erechim e de cidades vizinhas terão a oportunidade de assistir a um espetáculo que chama a atenção por reunir elementos do circo, do teatro e da dança, apresentado pela Associação Sou Arte de Campo Mourão (ASA). Também merece destaque o elaborado cenário, o visual dos figurinos e os muitos adereços que ajudam a contar a divertida e emocionante história do Sr. João e sua família.

A produção é voltada às famílias e o seu conteúdo reforça a importância do trabalho cooperativo e colaborativo, respeitando o papel de cada membro, sua faixa etária, responsabilidades e compromissos. Dessa forma valorizando a formação da estrutura familiar e a relação e a convivência entre os seus membros.

“Cooperação em Família” é marcado pelo fácil entendimento da linguagem e compreensão do conteúdo, com uma história divertida e informativa. São apresentadas situações que buscam levar a reflexão sobre os pontos principais e a importância do trabalho cooperativo e colaborativo. Ao longo de toda a apresentação são ressaltados os valores e os princípios da cooperação, que devem estar presentes entre as famílias, de modo a acentuar a relação e a importância que elas têm dentro de uma comunidade. Assim a plateia é levada a uma reflexão para que entenda o seu papel e sua responsabilidade, com a possibilidade de formar indivíduos mais comprometidos e proativos ao exercer suas tarefas e obrigações na construção de um mundo melhor.

Os artistas reforçam que o espetáculo pretende levar à reflexão e ao entendimento de que a primeira unidade cooperativista de que fazemos parte é a família. “Hábitos, valores e princípios aprendidos em casa são levados para a comunidade onde os membros estão inseridos, criando um ambiente de convivência mais solidário, saudável e construtivo”, finalizam.

A Companhia

A Associação Sou Arte tem 17 anos “de estrada” e atuação marcante nos estados do Paraná, Santa Catarina, São Paulo, Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul. Suas produções têm como características marcantes a beleza visual e o profissionalismo, utilizando uma linguagem própria de circo, teatro e dança, buscando sempre surpreender e superar as expectativas do público através da produção da arte do encantamento.