Apesar da baixa temperatura, familiares dos calouros do Curso de Medicina da URI, muitos deles vindos de outras cidades do estado e do país, fizeram questão de prestigiar a cerimônia de entrega de jalecos, realizada na segunda-feira, 27, às 19h, no Salão de Atos da Universidade.
Além dos familiares, estavam presentes, ainda, o Coordenador do Curso, Sérgio Bigolin; a Coordenadora Pedagógica, Miriam Salete Wilk Wisniewski; a professora Elisabete Maria Zanin; o Presidente do Centro Acadêmico de Medicina (CAMED), Daniel Mews Deifeld, junto com sua diretoria; o representante do Departamento Universitário da AMRIGS, João Zamadei; e o Presidente da Uniprime Sul, Antônio Gabriel Teixeira, entidade patrocinadora dos jalecos.
Os convidados foram recepcionados por um recital de violinos, proporcionado por um grupo de alunos da Escola Básica, sob a direção artística do Professor Murilo Gustavo Andreolla.
Os estudantes, ao receberem o jaleco de seus próprios familiares, são investidos na condição de alunos de medicina e se comprometem a cumprir as suas obrigações com responsabilidade e respeito. O jaleco branco, por isso, simboliza proteção e cuidado.
A cerimônia do jaleco surgiu nos Estados Unidos, em 1989, e se disseminou para muitas escolas médicas de outros países, incluindo o Brasil. Nesse contexto, a Medicina da URI compreende ser este um momento revestido de especial emoção aos familiares e ao próprio estudante calouro, que ingressa na Universidade dando início ao sonho de formação na área médica.
Comments