top of page

Cerimônia de entrega de Jalecos de Medicina da URI atrai grande público


Apesar da baixa temperatura, familiares dos calouros do Curso de Medicina da URI, muitos deles vindos de outras cidades do estado e do país, fizeram questão de prestigiar a cerimônia de entrega de jalecos, realizada na segunda-feira, 27, às 19h, no Salão de Atos da Universidade. 

Além dos familiares, estavam presentes, ainda, o Coordenador do Curso, Sérgio Bigolin; a Coordenadora Pedagógica, Miriam Salete Wilk Wisniewski; a professora Elisabete Maria Zanin; o Presidente do Centro Acadêmico de Medicina (CAMED), Daniel Mews Deifeld, junto com sua diretoria; o representante do Departamento Universitário da AMRIGS, João Zamadei; e o Presidente da Uniprime Sul, Antônio Gabriel Teixeira, entidade patrocinadora dos jalecos.

Os convidados foram recepcionados por um recital de violinos, proporcionado por um grupo de alunos da Escola Básica, sob a direção artística do Professor Murilo Gustavo Andreolla.

Os estudantes, ao receberem o jaleco de seus próprios familiares, são investidos na condição de alunos de medicina e se comprometem a cumprir as suas obrigações com responsabilidade e respeito. O jaleco branco, por isso, simboliza proteção e cuidado.

A cerimônia do jaleco surgiu nos Estados Unidos, em 1989, e se disseminou para muitas escolas médicas de outros países, incluindo o Brasil. Nesse contexto, a Medicina da URI compreende ser este um momento revestido de especial emoção aos familiares e ao próprio estudante calouro, que ingressa na Universidade dando início ao sonho de formação na área médica.  



Comments


bottom of page