Cerca de 900 pessoas participaram da Semana de Meio Ambiente e Fórum Regional em Erechim



A XX Semana Municipal de Meio Ambiente e o XIX Fórum Regional de Meio Ambiente foram realizados entre os dias 21 e 24 de setembro de 2022, sendo promovidos pela Prefeitura de Erechim, através da Secretaria de Meio Ambiente juntamente com as entidades CETAP; UERGS; IFRS Erechim; CAPA, UFFS; Emater/RS-Ascar; URI Erechim; PATRAM; COMPAM e Câmara de Vereadores – em conformidade com a Lei Nº 6.815/2021.

De acordo com o titular da pasta de Meio Ambiente, Cristiano Moreira, o município de Erechim celebra a Semana do Meio Ambiente há 20 anos, desde 2001, com o objetivo de promover a Educação Ambiental através de eventos e ações que envolvam toda a comunidade.

“Neste ano, o tema escolhido para a Semana foi: “Meio Ambiente e Bem-Estar: A Natureza te Abraça”, o qual foi definido com o intuito de aproximar as pessoas de espaços de preservação ambiental. Em tempos de pandemia e isolamento social, cada vez mais o contato com a natureza tem sido procurado pela comunidade e, nesse viés, nota-se a importância de entender os reflexos da natureza no bem-estar humano”, disse o secretário.

A maior parte da programação foi realizada no Parque Natural Municipal Longines Malinowski, contemplando diversas atividades envolvidas com o tema escolhido para a Semana, além de integrar diferentes grupos às atividades programadas.

A Semana contou com rodas de conversas com especialistas, shows culturais, palestras, trilhas ecológicas guiadas e trilhas noturnas no Parque Longines, palestra com a atriz e ativista ambiental, Letícia Sabatella, oficinas, cursos, meditação e café da manhã no Parque, entrega do Prêmio Sérgio Benito Maccagnini, entre outras; e contou com a presença de aproximadamente 900 pessoas, que participaram das atividades programadas.

“Essa grande participação do público na programação proposta, demonstrou a interação da sociedade com o meio ambiente, principalmente pelas atividades terem sido realizadas no Parque Natural Municipal Longines Malinowski”, pontua Cristiano Moreira.

Um dos grandes destaques da programação foi a realização de Trilha Noturna Guiada no Parque Longines, que teve avaliação extremamente positiva por parte da equipe da Secretaria de Meio Ambiente. “Na noite de 22 de setembro tivemos a primeira Trilha Noturna no Parque. Na trilha, foi mostrada a instalação de uma armadilha fotográfica e a utilização de um detector de morcegos (Bat Detector), o qual permite identificar morcegos em campo convertendo sinais ultrassonoros de ecolocalização de morcegos em frequências audíveis”, explica o secretário.

A trilha também foi realizada nas demais noites da Semana de Meio Ambiente e foi considerada um sucesso com a cerca de 60 participantes. “As pessoas puderam sentir a natureza de perto, além de serem informadas acerca do meio ambiente em todo o percurso realizado dentro do Parque Longines. Nossa meta, enquanto Secretaria de Meio de Ambiente, é oferecer trilhas guiadas no Parque para toda a população de Erechim”, finaliza o secretário de Meio Ambiente, Cristiano Moreira.