top of page

Centro Cultural 25 de Julho terá uma semana de eventos na reinauguração


Modernização do local será entregue no fim de fevereiro, com espetáculos de teatro, dança e música à comunidade.


A maior intervenção dos 40 anos do Centro Cultural 25 de Julho já está em finalização. Nesta quinta-feira (26), durante os testes de luzes e som, o prefeito Paulo Polis esteve no local acompanhando como está ficando o teatro que é referência regional. Ele esteve acompanhado da arquiteta da Secretaria Municipal de Cultura e Esporte, Gabriela Dalbosco.

Nesta semana também, foi instalado o elevador que vai dar acessibilidade total ao Centro Cultural 25 de Julho, que antes tinha acesso acessível apenas pela lateral do prédio. Considerado um dos maiores teatros do interior do Rio Grande do Sul, o 25 de Julho tem capacidade de 467 pessoas no auditório, sendo referência para artistas, grupos artísticos e culturais da região.

“Como toda obra, as equipes técnicas que trabalharam no restauro de espaços com fiação e hidráulicos principalmente, tiveram surpresas com problemas e contratempos, o que acabou atrasando nossa previsão inicial. De qualquer forma, os problemas foram sanados para entregar um teatro moderno e a altura da comunidade cultural de Erechim”, destaca a secretária de Cultura e Esporte, Carla Talgatti.

Restauro e modernização

Ao todo a obra foi executada em quatro fases: a primeira foi a parte de obra civil de reforma e restauro, com melhorias em toda parte hidráulica, sanitária, esgoto, pisos, paredes e complementação de elétrica. A segunda foi a modernização de som e luz do auditório, com troca de todos equipamentos por um sistema moderno e automatizado, que pode ser controlado por computador e celular, luzes de LED, telões e sonorização com redução de ruídos e interferências. Além disso, também foi contemplada na obra a parte de mobiliário dos camarins, com bancadas, espelhos e iluminação novos, espaços de arara e estares para cada camarim. A finalização é na parte dos jardins externos devido a primeira obra para localizar e corrigir problemas nas tubulações de esgoto. A obra também é acompanhada pela arquiteta Ariane Pedrotti. O investimento é de mais de 1,5 milhão de reais.

O prefeito Paulo Polis, destacou que a entrega do novo Centro Cultural 25 de Julho atende uma necessidade da comunidade cultural e de toda sociedade. “A pandemia fez as pessoas perceberem e darem valor ao lazer e a cultura, então nossos artistas estão sendo cada vez mais prestigiados e nada mais justo, que terem um local adequado para isso, com tecnologia e conforto”, destacou o prefeito Polis.

A ‘Semana do 25’, que está sendo planejada para acontecer entre os dias 22 e 25 de fevereiro vai contar com espetáculos de teatro, dança e música, marcando a entrega do espaço à comunidade.

--


bottom of page