Central de Vacinação entra em funcionamento neste sábado

No local a partir desse sábado será realizada a imunização contra a Covid-19 em idosos com idade de 63 anos ou mais, além da aplicação naqueles que já estão aptos a receber a segunda dose. A partir de segunda-feira inicia a vacinação contra a gripe na Central

A Prefeitura de Erechim, através da Secretaria de Saúde, dá início aos trabalhos na Central de Vacinação do município neste sábado (10) com a imunização contra a Covid-19 em idosos com idade de 63 anos ou mais, além da aplicação naqueles que já estão aptos a receber a segunda dose.

A unidade, criada para acelerar o processo de vacinação contra a Covid-19 e Influenza/H1N1, além de permitir a melhoria no atendimento de outras comorbidades nas Unidades Básicas de Saúde, funcionará de segunda à sábado, das 8h às 14h de forma permanente, sem necessidade de agendamento prévio.

A partir de segunda-feira (12) também serão aplicadas as vacinas contra a Influenza em gestantes, puérperas e trabalhadores da saúde. Crianças de seis meses até menores de seis anos, onze meses e 29 dias devem se vacinar nas Unidades Básicas de Saúde de referência de cada família. A vacinação da H1N1 para estes públicos será estendida até 10 de maio.

Implantação em tempo recorde

Conforme explica o prefeito de Erechim, Paulo Polis, a Central de Vacinação foi montada em 15 dias com o apoio de equipes de todas as secretarias de governo. “Ficamos muito felizes em ver nosso time unido pelo bem maior que é a vida das pessoas. Poder entregar a Central de Vacinação à comunidade nesse tempo recorde só foi possível porque cada um fez a sua parte. Eu só tenho a agradecer e dizer que esta estrutura é uma conquista de todos. A Central de Vacinação é da população de Erechim”, destaca Polis.

Agilidade na vacinação

Conforme a secretária de Saúde, Eclesan Palhão o objetivo é acelerar o processo de vacinação e deslocar o público para um ambiente exclusivo para a imunização. “Temos um grande fluxo de atendimentos nas Unidades Básicas de Saúde e a vacinação vinha sendo mais uma demanda que acabava sobrecarregando o serviço, agora com a Central concentramos a vacinação em apenas um lugar evitando aglomerações”, pontua Eclesan.

A Central fica localizada na Rua Júlio Trombini, 634, Bairro Três Vendas, antiga Fundação Cotrel. O local foi adquirido pelo município em 2018 e estava desativado.

Mesa Brasil

O Mesa Brasil do Sesc Erechim manterá um ponto para arrecadação de alimentos na Central de Vacinação. A doação é voluntária e o público que será vacinado contra a Covid-19 e Influenza também pode fazer uma boa ação, ajudando entidades assistências do município através do Mesa Brasil