top of page

Catequistas da Diocese de Erexim vivem dia de reflexão e oração




230 catequistas da Diocese de Erexim estavam inscritos/as e quase todos/as participaram de retiro neste domingo, 19, na sede paroquial N. Sra. Aparecida, Bairro Bela Vista, Erechim.

Na abertura das atividades, saudaram e acolheram a todos/as a coordenadora da Catequese de Iniciação à Vida Cristã da Paróquia e da Diocese e o Pároco local e Coordenador Diocesano da Ação Evangelizadora.

A reflexão foi conduzida pelo missionário leigo e consultor para a Catequese da Editora Paulus, Altierez dos Santos. Iniciou contextualizando o momento atual, no qual o e a catequista deve desenvolver sua missão. Prosseguiu refletindo aspectos da vida e missão de Jesus, onde nasceu, onde se criou, seu nome e significado, a família de Nazaré na qual viveu, seu jeito de ser e de anunciar a Boa Nova da Salvação com questionamentos e indicações para a evangelização em nossos dias.

O Bispo diocesano Dom Adimir Antonio Mazali marcou presença no encontro, transmitindo sua palavra de apoio, reconhecimento e estímulo a todos. Expressou agradecimentos ao assessor.

A Editora Paulus, através de sua filial de Caxias do Sul, esteve no evento, disponibilizando livros e outros subsídios especialmente de catequese em banca organizada no salão paroquial.

O Conselho de Assuntos Econômicos e voluntários da sede da Paróquia que acolheu o encontro, com muita dedicação, prepararam e serviram o almoço, também no salão paroquial.

Na conclusão das atividades do dia houve celebração eucarística, presidida pelo Pe. Jair Carlesso, Pároco local e Coordenador Diocesano da Ação Evangelizadora, concelebrada por 7 padres, com a participação do Diácono da Paróquia. Na homilia, Pe. Jair retomou aspectos refletidos pelo assessor do retiro à luz das leituras e do evangelho do dia.

Em breve, relato ampliado do encontro e da reflexão do assessor.

Dados do assessor

ALTIEREZ DOS SANTOS é doutor em Ciências da Religião, mestre em Linguagens da Religião, Especialista em Catequese, graduado em História e Filosofia. É fundador do Instituto para Missões Católicas (IMC), entidade mantenedora da Rede Catequista em Missão (RCM) e da Comunidade Católica de Surdos (CCS). É membro da Sociedade Brasileira de Catequetas (SBCat), vinculada à CNBB. É escritor, professor universitário, missionário católico e catequista. Professor na pós-graduação em Catequese de diferentes universidades. Assessor para a formação da Catequese, catequistas, clero e religiosas em todo o País, com contribuições formativas na América Latina e África. Entre outros livros, é autor de "Amor e Tempestade", "Rotas de Navegação" e "As novelas bíblicas". É Consultor para a Catequese da Editora PAULUS.

--- com informação e algumas fotos de Tânia Madalosso e Ir. Geneci Dalmagro.

Comments


bottom of page