Castrações gratuitas podem ser agendadas no site da Prefeitura


A Secretaria de Meio Ambiente, através da Diretoria de Bem-Estar Animal, informa que estão abertas as inscrições para o serviço de castração e identificação eletrônica gratuita de cães e gatos do município de Erechim.

Vale destacar que para solicitar o serviço do Programa de Controle Populacional de Cães e Gatos é preciso entrar no site da Prefeitura de Erechim – Secretaria de Meio Ambiente e acessar o portal da pasta, clicando na aba “Castração de Cães e Gatos”, onde há o passo a passo de como solicitar o procedimento.

Ainda, conforme o secretário de Meio Ambiente, Cristiano Moreira, o Programa tem como objetivos o controle populacional de cães e gatos, principalmente relacionado ao controle de zoonoses; a diminuição do número de animais errantes em vias públicas e sua proliferação, visando prevenir acidentes; a identificação eletrônica de cães e gatos através de microchipagem e manutenção de banco de dados com informação de animais e proprietários; a diminuição de acidentes causados por mordeduras; além de promover ações educativas.

“O programa pretende realizar 2,4 mil castrações no primeiro ano, onde poderão ser castrados cães e gatos adotados, em situação de abandono, sob tutela de ONG de proteção, comunitários, pertencentes a pessoas inscritas no CadÚnico e pertencentes a pessoa em situação de vulnerabilidade social”, explica o titular da pasta de Meio Ambiente.

Importância da castração

A castração é um procedimento cirúrgico que não serve apenas como um método contraceptivo, além de evitar gestações indesejadas, ela também traz inúmeros benefícios para a saúde do animal.

“O procedimento reduz os riscos desses animais apresentarem doenças reprodutivas. No caso das fêmeas evitamos infecção do útero, gravidez psicológica, tumores de mama, estresse durante o cio. Já nos machos diminuímos as possibilidades de apresentarem tumores de testículos e próstata, doenças sexualmente transmissíveis, fugas, agressividade e marcação de território”, esclarece Cristiano Moreira.

Procedimento sem custo

As castrações serão realizadas por clínicas veterinárias credenciadas pela Prefeitura. Por isso, o procedimento não tem custo, somente as medicações do pós-operatório serão por responsabilidade do tutor.

A solicitação deve ser realizada em nome do responsável pelo animal, pois todos os animais serão microchipados e ficarão sob responsabilidade do cadastrante, que realizará o cadastro exclusivamente pelo sistema online, onde será aberto um processo para cada animal, limitado a cinco animais por CPF por ano.

Mais informações pelo e-mail dbea@erechim.rs.gov.br ou pelos telefones: 3520-7246 ou 99260-4910.

Para acessar o serviço clique aqui.

--