CAPSi lança novo grupo do projeto Colos que Curam voltado a mulheres cuidadoras
- Najaska - Jornalismo

- há 2 horas
- 1 min de leitura
Iniciativa oferece espaço de acolhimento, escuta e fortalecimento emocional para mães e cuidadoras de crianças e adolescente

O Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil (CAPSi) de Erechim realizou o primeiro encontro da nova atividade oferecida pelo projeto Colos que Curam, um espaço criado especialmente para acolher e fortalecer mulheres, mães e cuidadoras.
Historicamente, o cuidado esteve majoritariamente sob responsabilidade das mulheres — mães, tias, avós, madrastas — que, pela organização social e cultural, assumiram o papel de cuidar do outro. Mesmo com a crescente inserção da mulher no mercado de trabalho, essa realidade se manteve, resultando na chamada “dupla jornada”: o trabalho profissional e o trabalho do cuidado.
Reconhecendo essa realidade, o CAPSi reafirma seu compromisso em cuidar também da saúde mental dessas mulheres, oferecendo um ambiente de escuta, acolhimento e reflexão sobre o ser mulher na atualidade — entre desafios, afetos e reconstruções.
Conduzido pela psicóloga Eliete Goldberg, o grupo utiliza a abordagem psicodramática como ferramenta de expressão, partilha e fortalecimento emocional, promovendo o autoconhecimento, o empoderamento e a valorização das mulheres cuidadoras.
“Cuidar de quem cuida é um ato de sensibilidade e de responsabilidade social. Ao oferecer um espaço de acolhimento e escuta às mulheres cuidadoras, estamos fortalecendo não apenas essas pessoas, mas todo o tecido de cuidado que sustenta nossas famílias e comunidades”, destacou o secretário municipal de Saúde, Vianei Mueller.
Fotos: SMS PME








Comentários