Capítulo da Ordem DeMolay Guardiões do Alto Uruguai realiza cerimônia em homenagem ao Dia dos Pais



O Capítulo DeMolay Guardiões do Alto Uruguai nº 1198 realizou no sábado, 13, nas dependências da Loja Maçônica José Bonifácio, a Cerimônia do Espelho em homenagem ao Dia dos pais, para mostrar a importância da figura paterna para os jovens. O Dia dos Pais é uma das datas mais prestigiadas no mundo como um todo, e no Brasil, em especial, comemorada no segundo domingo de agosto. Esta é a primeira homenagem aos pais realizada pelo Capítulo, recém-instalado em Erechim, no dia 4 de junho deste ano.

Prestigiaram o evento dezenas de pessoas, especialmente pais, familiares dos membros e visitantes. O clima foi de emoção onde ficou demonstrada a gratidão que os jovens DeMolays têm pelos seus pais. Em uma das falas, o cerimonial fez questão de frisar que é difícil reconhecer tudo que os pais já fizeram por cada garoto que faz parte da instituição, desde os mais tenros cuidados quando ainda eram bebês até hoje, quando estão de olho no futuro e buscando assegurar seus sonhos.

CERIMÔNIA DO ESPELHO

A Cerimônia do Espelho foi coordenada pelo Mestre Conselheiro, que falou dos momentos em nossa vida que nos questionamos sobre os inúmeros mistérios e incertezas que acompanham o caminhar de cada um. Questionamentos sobre o desconhecido e que por diversas vezes se depara em frente ao espelho, a olhar fixamente seu próprio reflexo e, muitas vezes, ao invés de enxergar seu próprio rosto refletido, surge outra imagem. Um rosto de outra pessoa misteriosa sem mostrar sua identidade, porém os traços de seu rosto revelam as marcas do caráter e a trajetória de vida.

O reflexo é de um homem já vivido, que carrega consigo a experiência de muitas glórias e dissabores, que traz nas mãos a marca do trabalho. Um homem incansável, sábio e virtuoso na busca de seus ideais, que viveu com luta e sacrifícios, sempre colocando a família como seu bem mais precioso, suportando sempre as dificuldades da vida diária. Um cidadão que traz consigo os mais elevados ideais de justiça e que faz das palavras sua única arma, sempre em defesa da verdade. Um ser humano, que busca ser perfeito em todos os seus atos, e que como todo ser humano comete erros diariamente, mas que tem coragem para admiti-los, repará-los e de aprender com eles. Esse é o homem do espelho que ele percebe ser seu pai. Esse grande mercador de sonhos que traz nos olhos a esperança e a vontade de ver seus filhos crescidos e felizes, que nunca mediu esforços para proporcionar-lhes todas as oportunidades de uma vida e um futuro melhor.

AMOR EXPRESSO EM PALAVRAS

Após a belíssima cerimônia, foi aberta a palavra onde cada filho e cada pai pode expressar seus sentimentos de amor, de reconhecimento, de parceria de incentivo e exemplos de vida. Muitos DeMolays foram categóricos em afirmar que seus pais são seus grandes exemplos.

A homenagem do primeiro Dia dos Pais do Capítulo DeMolay Guardiões do Alto Uruguai encerrou com um almoço de confraternização.