Campanha de cuidado em saúde mental – Maristas em ação no respeito às diferenças
- Najaska - Jornalismo

- há 1 hora
- 2 min de leitura
Em todas as turmas foi enfatizado o compromisso coletivo com a saúde mental individual e coletiva

A campanha de “Cuidado em Saúde Mental” aconteceu de 8 de setembro a 10 de outubro em todas as unidades educativas do Marista Brasil, tendo como tema “juntos somos mais vida”.
No Colégio Marista Medianeira, a campanha foi desenvolvida em todos os níveis de ensino, com propostas de atividades que ajudaram na reflexão sobre a importância do acolhimento e respeito às diferenças no cotidiano da vida dos estudantes, educadores e famílias.
Na Educação Infantil, a reflexão aconteceu a partir da contação da história do personagem “Ernesto” aos estudantes, que foram convidados a exercitar a empatia e a habilidade de acolher o outro, dando conselhos ao personagem.
Nos Anos Iniciais e Finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio, o tema da campanha foi desenvolvido com diferentes propostas , acolhendo as demandas de cada turma: a) desenho de um personagem, através de uma observação dos diferentes resultados apresentados ouvindo o mesmo comando, simulando contextos do cotidiano em que ocorrem diferentes leituras e percepções, enfatizando a acolhida às individualidades; b) a apresentação da árvore das emoções, o que provocou um olhar para a interioridade, para os sentimentos e emoções vividas por cada um(a); c) a arte de representar em caricatura o autorretrato, salientando o órgão do sentido mais sensível, a partir da explanação das características hiper ou hipossensoriais no Autismo, salientando a necessidade de conhecer e acolher o público escolar que apresenta transtorno do neurodesenvolvimento; d) a proposta de passar por uma trilha multissensorial, com o objetivo de experienciar estar num ambiente de múltiplos e intensos estímulos sensoriais concomitantes, fazendo alusão ao stress que pode resultar em comportamentos interferentes nos estudantes com TEA. Na sequência, vivenciaram ações de autorregulação, demonstrando os momentos em que os estudantes necessitam organizar suas emoções.
Em todas as turmas foi enfatizado o compromisso coletivo com a saúde mental individual e coletiva; a importância de prestar a atenção nas emoções e pensamentos, orientando os estudantes sobre a necessidade de compartilhar suas dificuldades emocionais, sentindo-se pertencentes e acolhidos no espaço escolar.
A Campanha do Setembro Amarelo, que visa refletir sobre a saúde mental e prevenir o suicídio também foi implementada dentre as atividades desenvolvidas em todos os segmentos do colégio.
Os trabalhos foram realizados em parceria com os serviços da Pastoral Escolar, Orientação Educacional, Coordenação Pedagógica, Atendimento Educacional Especializado e Equipe Docente.








Comentários