top of page

Camilla Bet: uma voz de inclusão e superação no Dia Nacional da Acessibilidade

  • Foto do escritor: Najaska - Jornalismo
    Najaska - Jornalismo
  • 5 de dez. de 2024
  • 2 min de leitura

Determinada a ampliar o impacto de suas ações, a jovem criou o perfil no Instagram @voz_inclusiva, em que compartilha informações sobre inclusão, combate ao preconceito e conscientização sobre pessoas com deficiência

Em cinco de dezembro, é celebrado o Dia Nacional da Acessibilidade. Pensando nisso, a reportagem da Rádio Virtual traz uma história inspiradora que reflete superação, determinação e a importância de lutarmos por um mundo mais acessível. Camilla Eduarda Bet, de 20 anos, é estudante de Marketing no Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Erechim, e sua trajetória é um exemplo de força e resiliência.


Devido a complicações na gravidez de sua mãe, a jovem nasceu prematuramente e sofreu paralisia cerebral, causada pela falta de oxigênio no cérebro. Isso afetou sua mobilidade e motricidade fina, mas não interferiu em seu intelecto. Ao longo de sua vida, passou por quatro cirurgias, incluindo procedimentos no quadril e coluna, que exigiram força física e emocional para seguir em frente.


Apesar das barreiras, Camilla trilhou sua jornada educacional, concluindo o ensino médio em 2022 e ingressando no curso superior de Marketing em 2023. Com planos claros para o futuro, ela está no penúltimo semestre da graduação e participa ativamente do projeto de extensão: "Estratégias Inclusivas na Comunidade Erechinense". "Este projeto foca na inclusão de pessoas com deficiência na sociedade e nas dificuldades enfrentadas por elas", relata Camilla.


Determinada a ampliar o impacto de suas ações, a jovem criou o perfil no Instagram @voz_inclusiva, em que compartilha informações sobre inclusão, combate ao preconceito e conscientização sobre pessoas com deficiência. "Acredito que as redes sociais são ferramentas poderosas para promover mudanças e fortalecer diálogos sobre acessibilidade e respeito", destaca.


No Dia Nacional da Acessibilidade, histórias como a de Camilla nos mostram que a inclusão não é apenas um direito, mas uma necessidade para construirmos uma sociedade mais justa. Que suas conquistas e iniciativas nos inspirem a refletir e agir em prol de um mundo onde todos tenham oportunidades iguais.


Acompanhe o perfil @voz_inclusiva e faça parte dessa transformação!


Por: Ragnara Marchiori

 
 
 

Comments


© 2022 Virtual FM 104.7 - Sociedade Rádio São José LTDA

bottom of page