Café literário abre segundo semestre da EAD EJA em Erechim

Programação foi pensada com objetivo de oferecer experiências educativas e integrativas aos estudantes



A fim de integrar os estudantes e iniciar o segundo semestre da Educação à Distância para Jovens e Adultos (EAD EJA) do Sesc Erechim, a equipe pedagógica preparou um café literário para a recepção dos alunos para a próxima etapa do curso de conclusão do Ensino Médio. Na Villa Trentin, os músicos Ariéli Loss, Murilo Andreolla e Luis Henrique Bernardon, da Escola Violanto Arte, foram responsáveis por animar o evento.

Durante o encontro, os estudantes puderam conhecer e se inspirar com uma história de empreendedorismo local, participar de um assalto literário com a temática “desistir não é uma opção”, conduzido pela auxiliar de Cultura e Lazer do Sesc Erechim, Fernanda Barbosa, além de trocar vivências e conhecimentos com os colegas e professores.

“Na EAD EJA, queremos estabelecer um ambiente estimulador para despertar o protagonismo do aluno na definição de seu projeto de vida, contribuindo para que este possa desenvolver-se em diversas dimensões e, sempre que possível, materializar seus sonhos”, defendeu a diretora da Unidade, Sandra Mariga Bordini. Junto dela, estiveram presentes na atividade inaugural a professora Ana Paula Dutra Totazzi, a supervisora pedagógica Iliane Costa Rossetto e a idealizadora e administradora da Villa Trentin, Marti Trentin Schirmann.

A EAD EJA foi criada com objetivo de contribuir para a redução da evasão escolar no Rio Grande do Sul, e pensado a partir de um modelo integrativo, onde as vivências dos participantes complementam os ensinamentos passados pelos professores. Além dos conteúdos da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), como português e matemática, oferece capacitação em Produção Cultural, oportunizando um facilitador para ingresso no mercado de trabalho.

Os polos Sesc/RS com turmas para 2022/2 são, também: Alegrete, Bento Gonçalves, Cachoeira do Sul, Camaquã, Canoas, Carazinho, Caxias do Sul, Cruz Alta, Farroupilha, Frederico Westphalen, Gravataí, Ijuí, Lajeado, Montenegro, Novo Hamburgo, Osório, Passo Fundo, Pelotas, Porto Alegre, Rio Grande, Santa Maria, Santa Rosa, Santa Cruz do Sul, Santo Ângelo, Santana do Livramento, São Borja, São Leopoldo, Taquara, Torres, Tramandaí, Uruguaiana, Venâncio Aires, Vacaria e Viamão.


Há 76 anos o Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac está próximo da comunidade e das empresas gaúchas em prol do desenvolvimento, da felicidade e da mudança. Em 2022, a atuação em rede é o foco principal, oportunizando mais acesso aos serviços do Sesc e Senac como cultura, esporte, saúde, lazer, assistência e educação. Além disso, com o apoio dos sindicatos empresariais filiados, a Fecomércio-RS oferece ações que incentivam o empreendedorismo e o crescimento dos negócios do setor terciário.