Bicentenário da Independência é celebrado pelo Legislativo Erechinense em sessão solene



No dia 7 de setembro de 1822, o Brasil deixou de ser Colônia de Portugal para se tornar um país independente e soberano. Ano após ano, essa data é relembrada com uma série de festividades, e neste ano não seria diferente – ainda mais por se tratar do Bicentenário da Independência. A fim de prestar sua homenagem a esta marca histórica, o Poder Legislativo realizou nesta quinta-feira (6) uma sessão solene que contou com a presença de diversas autoridades municipais. Como forma de simbolizar o momento, foi entregue uma placa de Menção Honrosa à Liga da Defesa Nacional – Núcleo de Erechim.


Na oportunidade o vereador Anax Pezzin (Republicanos) se manifestou na tribuna em nome dos demais parlamentares. Também foram convidados a se manifestar representantes de diversos setores da sociedade, tais como o comandante do 13º BPM, major André Konigonis, representando a Segurança Pública; a coordenadora da 15ª CRE, Juliane Bonez, representando a Educação; o presidente da ACCIE, Ari Fábio Vendrúsculo, representando as entidades de classe; o presidente do Conselho de Desenvolvimento de Erechim, Mário Cavaletti, representando associações e conselhos; o padre Gilson Gomes Samuel, representando a Igreja Católica; o pastor João Paulo, representando as igrejas evangélicas; Abrão Safro, representando a Maçonaria; o diretor presidente do Hospital de Caridade, Claudio Galli, representando a Saúde; o diretor da 19ª Região Tradicionalista, Ricardo Valmórbida, representando a Cultura; e o vice-prefeito Flávio Tirello, representando o Poder Executivo.


Em seu pronunciamento, Anax destacou o trabalho dos setores citados, valorizando suas contribuições ao longo dos anos em benefício do país. O parlamentar ainda salientou a importância de uma pátria livre e independente, recordando o papel de Dom Pedro I, o responsável pelo grito da independência às margens do Rio Ipiranga. “Eu tenho um sonho, assim como Dom Pedro I e Rui Barbosa tinham um sonho, que é o de ver essa pátria livre”, disse o vereador.


Representando a Liga da Defesa Nacional – Núcleo de Erechim, o presidente Claudio Madalozzo exaltou a necessidade que toda a sociedade brasileira se empenhe para defender a soberania e a liberdade do país. “Temos o dever de manter acesa a chama da independência, demonstrando o mais profundo respeito e dar o devido valor que os nossos símbolos nacionais merecem”, frisou.