Espaço conta com mais de 11 mil sócios
3 de julho de 2024 – há 78 anos era criada a Biblioteca Pública Municipal Dr. Gladstone Osório Mársico, um verdadeiro celeiro cultural, disponibilizando o acervo com mais de 38 mil obras entre literatura infantil, infanto-juvenil, romance, suspense, biografias, autoajuda e livros didáticos de todas as áreas do conhecimento, aos que desejam ampliar seus conhecimentos.
Na época da criação do setor, hoje ligado à Secretaria Municipal de Cultura e Esporte, o patrono foi o poeta e escritor Humberto de Campos. No ano de 1977, a biblioteca passou a homenagear o advogado, escritor e ex-vereador erechinense falecido em 1976, Dr. Gladstone Osório Mársico.
A professora aposentada, Nair Heller, é uma das mais de 11 mil sócias e sócios que o local tem. “A Biblioteca Municipal Dr. Gladstone Osório Mársico ela corresponde ao que se diria como uma câmara, onde em suas galerias são guardadas as mensagens de sonhos, de sombras, reflexos de lutas, de todos gênios da literatura”, comenta.
Conforme a coordenadora da Biblioteca Municipal, Naira Benvenutti, cerca de 1.200 pessoas fazem empréstimos todos os meses. “Recebemos todos os dias aqui, os leitores com maior carinho e atenção. Estamos sempre ligados nas obras sugeridas para atualizar e qualificar nosso acervo”, explica.
Ligação com a leitura
A Biblioteca Pública é um espaço democrático, que possibilita de forma gratuita, o contato direto com os livros. A dona Nair, conta que o acesso e o gosto pela leitura se iniciou na escola, onde o professor de português apresentou os clássicos da literatura, passando pela faculdade até os dias de hoje.
“O livro é como se fosse um sábio e grande amigo. Ele também é um companheiro. A gente viaja nele e com ele, e é com ele também que mantemos o coração batendo e o cérebro imaginando”, diz a professora aposentada, Nair Heller.
Conteúdo ilimitado
O conteúdo ilimitado que a Biblioteca Pública Municipal Dr. Gladstone Osório Mársico oferece à população, pode ser visto de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h30 e das 13h às 17h, na Av. Pedro Pinto de Souza, 100 – Centro, junto a Secretaria Municipal de Cultura e Esporte. O acervo também pode ser acessado online clicando aqui.
O secretário Marcelo Miorelli dos Santos, diz que o espaço é local para comunidade buscar conhecimentos e estudos. “Nossa biblioteca é um espaço de produção, resgate e valorização da literatura, da história e de formação de leitores. Um local acessível e a disposição de toda comunidade”, frisa o secretário.
Comments