top of page

Banco de Sangue é pauta de audiência no Ministério da Saúde em Brasília




Nesta segunda-feira (22), diretor Executivo da Fundação Hospitalar Santa Terezinha (FHSTE), Jackson Arpini, foi recebido em audiência no Ministério da Saúde, pela diretora do Departamento de Certificação de Entidades Beneficentes de Assistência Social em Saúde (DCEBAS), Adriana Lustosa Eloi Vieira. A pauta da reunião foi o pedido de renovação da concessão à Associação Beneficente dos Receptores de Sangue do Alto Uruguai (Banco de Sangue) que tramita dentro do órgão ministerial, passando por análise técnica e legal.

Segundo a diretora, a avaliação de mérito técnico foi concluída, bem como a verificação da documentação e a certificação deve ser publicada em breve, no Diário Oficial da União.

Para Arpini, que esteve a frente da unidade de hemoterapia, quando da concessão como entidade beneficente de forma oficial, a renovação é mais um passo na consolidação da entidade. “Isso comprova o papel social, considerando que atingimos todos os requisitos legais para tal certificação. Além dos benefícios de ser uma entidade de direito de assistência social - área da saúde, temos benefícios tributários que auxiliam na manutenção da unidade hemoterápica. É mais uma importante conquista para o nosso Bando de Sangue”, disse o diretor Executivo da FHSTE.

Também foi algo de debate a solicitação da FHSTE como entidade detentora de CEBAS, processo que está em análise junto ao Departamento. Segundo a diretora o pedido foi protocolado de forma regular e aguarda regulamentação de legislação, para que possa ser analisado e, vencendo as etapas, concedido. A previsão é que a matéria complementar seja regulamentada até o final do ano, para que as concessões novas possam ser concedidas.

“No caso do Banco de Sangue a solicitação é de renovação, fato que acontecerá em breve, e da FHSTE será, se for aprovada, a primeira certificação. Entendemos que atendemos todos os requisitos da legislação e estamos otimistas com a certificação, que também auxiliará na manutenção financeira da instituição de saúde”, explica Jackson Arpini.

Na terça-feira (22) o diretor Executivo cumpre agendas no Departamento de Atenção Especializada, do Ministério da Saúde, para tratar de outros temas relacionados à Casa de Saúde /SUS. Também participará da reunião da Bancada Gaúcha, no qual apresentará o projeto de ampliação do Hospital Santa Terezinha.

Comments


bottom of page