top of page

Auxiliares de Disciplina participam de formação

A formação faz parte do Plano de Formação para os Monitores (Auxiliar de Disciplina) da Secretaria Municipal de Educação.



Na noite de sexta-feira (5), no auditório da EMEF Caras Pintadas a Secretaria Municipal de Educação promoveu um momento de Formação para todos os Monitores (Auxiliares de Disciplina) que foram nomeados e contratados para trabalhar nas Escolas Municipais.


A formação contou com a Coordenadoria de Gestão de Pessoas, Segurança e Saúde do Servidor que no primeiro momento falou sobre a ergonomia. O principal assunto abordado foi “Como cuidar de mim, para depois cuidar do outro”, ressaltando a postura, o manejo por exemplo, do manuseio da cadeira de rodas ou até mesmo uma troca de fraldas. Ainda abordaram o incentivo para manter e aprimorar os hábitos saudáveis no dia a dia.


O Auxiliar de Disciplina da EMEF Paiol Grande, Pedro Henrique da Costa Benedetti, comenta a importância da formação. "Para nós profissionais de educação, conhecer nossas competências e aprender habilidades que nos auxiliam com os cuidados das nossas crianças/estudantes são fundamentais para contribuir com um ambiente de aprendizagem inclusivo e eficaz. A empatia, a comunicação e a compreensão das alterações sensoriais são aspectos cruciais para o desenvolvimento adequado dessas crianças/estudantes", comentou.


No segundo momento, a formação foi conduzida em parceria com a FTD, pela Consultora em Educação Inclusiva. O tema abordado foi ‘A importância do Papel do Auxiliar de Disciplina no processo de Inclusão’, destacando o papel do ser humano agindo com outro ser humano, e que o aprendizado é gerar autonomia, conhecimento, descobertas, significar no sentido mais amplo da palavra, fazendo sentido a vida de alguém.


Respeito e empatia a individualidade humana que vai além de qualquer profissão


"A importância do auxiliar de disciplina, como agente mediador da criança/estudante com deficiência, do professor do Atendimento Educacional Especializado/ AEE, da Escola e da família trabalharem juntos, cada uma dentro das suas atribuições, mas que juntam-se em suas totalidades, desenvolvendo um ambiente mais inclusivo, eficaz e humanizado", destacou a Coordenadora da Educação Inclusiva do Sistema de Ensino, Andreia Ceron.


A formação faz parte do Plano de Formação para os Monitores (Auxiliar de Disciplina) da Secretaria Municipal de Educação.

bottom of page