top of page

Assunto: Emater/RS-Ascar celebra 25 anos do Rio Grande Rural


Este mês de novembro marca o início da veiculação do programa de TV Rio Grande Rural, produzido pela Emater/RS-Ascar desde 1998, sendo referência de comunicação e divulgação das ações de Extensão Rural e Social no país.

O RG Rural foi criado em novembro de 1998, com meia hora de duração e colocado no ar pela TVE/RS aos sábados pela manhã. Naquela época, o programa passou a ser veiculado também por satélite, captado pelas antenas parabólicas de todo o país. Poucos meses depois, o RG Rural conquista espaço e horário nobres aos domingos pela manhã, ampliando a duração para uma hora. Alguns anos mais tarde, o programa passa a ser veiculado também aos sábados pela manhã.

Tradicionalmente, e desde a década de 1950, a Emater/RS-Ascar usa meios de comunicação, como o rádio, jornal e publicações educativas, para realizar sua tarefa de educação e informação para o desenvolvimento rural e social a seus públicos assistidos. Nos anos 80 começou o trabalho com vídeos educativos, utilizados pelos extensionistas para desenvolver atividades junto a grupos e comunidades rurais. Naquela época, contam os mais antigos, começaram algumas experiências com televisão em Cruz Alta, Passo Fundo e Pelotas. Mais tarde, o programa Momento Rural, que veiculava vídeos técnicos de um minuto, passou a ser veiculado na TV Educativa de Porto Alegre.

Em novembro de 1998, surge então o programa Rio Grande Rural, que evolui rapidamente para o formato conhecido até hoje. Com 25 anos no ar, consolidado na TVE e em outros canais públicos e universitários do Estado e do país, alcança visibilidade até mesmo fora do Brasil e pode ser conferido no canal do YouTube (www.youtube.com/EmaterRS), onde conta com mais de 380 mil inscritos.

“Nosso principal objetivo continua o mesmo que há 25 anos: levar informação de qualidade e entretenimento aos nossos públicos”, ressalta o gerente adjunto de Comunicação e editor do Programa, Alexandre Cavalheiro, que destaca a renovação da parceria com a TVE na última Expointer (29/08), em Esteio.

O primeiro slogan do programa “A Emater entra na sua casa pela TV” é mais atual do que nunca. A equipe, formada pelos mais diferentes profissionais de Comunicação da Emater/RS-Ascar, dá visibilidade às ações desenvolvidas pela Instituição, vinculada ao Governo do RS.

bottom of page