top of page

As bênçãos na 72ª Romaria de Fátima em Erechim neste segundo domingo de outubro









Participantes da procissão e da missa campal na 72ª Romaria de Fátima de Erechim da manhã deste segundo domingo de outubro permaneceram para a oração o terço, a adoração ao Santíssimo e as bênçãos dos objetos religiosos, da saúde e do Santíssimo Sacramento às 14h na esplanada do Santuário, presididas pelo Bispo diocesano Dom Adimir Antonio Mazali. Outros devotos de Maria foram à esplanada do Santuário especialmente para este momento.

Depois de acolhida aos participantes e canto inicial, Pe. José Carlos Sala motivou a entronização do Santíssimo Sacramento levado ao altar saindo da residência episcopal, um pouco além do monumento de N. Sra.

Com a Hóstia consagrada exposta, houve a recitação do terço tendo cada dezena intenção especial, a paz no mundo, os doentes, a vivência da vocação e o pedido especial de vocações ao ministério ordenado, os voluntários da Romaria, o Seminário em seus 70 anos.

Após o terço e proclamação da passagem do Evangelho em que Jesus envia os discípulos em missão, Dom Adimir fez breve reflexão, recordando o Ano Vocacional, ressaltando que todos são chamados a continuar a missão dada por Cristo aos apóstolos. Exortou a pedir a Deus que inspire muitos jovens a acolherem seu chamado para serem missionários no ministério ordenado. Motivou também a pedir a Maria por diversas necessidades comuns, com especial solidariedade com os que sofrem as consequências das guerras em andamento no mundo. Observou que se nem sempre Deus nos dá o que pedimos, a cura física na doença, nos dá a cura do coração e a força nas dificuldades. Na presença do Santíssimo Sacramento se torna muito claro que não estamos sós, pois Cristo continua conosco, consolando, animando, encorajando. Venha o que vier, confiemos no seu amor. E que Maria nos dê a mão.

Concluída a reflexão, Dom Adimir procedeu à bênção dos objetos religiosos, extensiva aos carros e às residências das famílias. Por intercessão de N. Sra. de Fátima, a Senhora da Saúde, invocou a bênção da saúde para os enfermos e seus cuidadores/as nas famílias ou em casas de acolhimento a eles e/ou a idosos.

Após as orações próprias da bênção do Santíssimo, Dom Adimir enalteceu o esforço dos devotos de Maria em participar da novena e da Romaria, com chuva ou sem chuva, muitos descalços e diversos rezando de joelhos no chão duro do asfalto. Exortou a todos a continuarem a cultivar a oração pessoal, familiar e comunitária com o testemunho das obras da fé.

Pe. José Carlos Sala, Reitor do Seminário e do Santuário, coordenador geral da Romaria, emocionado e enfaticamente dirigiu sua mensagem final aos participantes presenciais e aos que acompanhavam por rádios e redes sociais. Ressaltou que o momento era de gratidão. Gratidão a Deus e a N. Sra. pelo precioso tempo de graça dos dez dias da novena e da Romaria no local sagrado do Santuário com sua esplanada. Gratidão a todos os voluntários da Romaria, mais de 200, que cada dia chegavam cedo e saiam tarde da noite. Reconhecimento aos colaboradores, muitos no anonimato em generosidade humilde e desprendida. Para evitar omissão de alguém não citou nomes, mas motivou a todos a se sentirem incluídos no muito obrigado que dirigia ao coração de cada um e de cada uma. Exortou a todos a dirigir-se sempre ao Santuário, aberto todos os dias para acolher os peregrinos. Muitos percorrem longas distâncias para visitar Santuários e fazem doações a eles. É bom que o façam. Mas temos aqui um belo Santuário com amplo espaço para todos. Com o agradecimento por esta Romaria, fez o convite para a 73ª Romaria de N. Sra. de Fátima da Diocese de Erexim no segundo domingo de outubro do próximo ano.

Com a despedida da celebração pelo Diácono, chegava o momento ansiosamente esperado por muitos, conseguir uma flor da ornamentação da imagem e do altar das celebrações. Como em algumas noites da novena, o próprio Bispo, com os que faziam a ornamentação, alcançava flores aos que estendiam as mãos para consegui-las.

ความคิดเห็น


bottom of page