As atrações da URI durante a FRINAPE

A URI Erechim vai apresentar uma série de atividades durante a FRINAPE (Feira Regional, Industrial e Agropecuária de Erechim) que abre nesta sexta-feira, 09. A Universidade, que é também patrocinadora do evento, vai desenvolver e mostrar ao público até o dia 18, o seu papel na formação e no desenvolvimento regional.   

Serão dias intensos de programações para todos os visitantes, com jogos da cultura popular e flashmob, do Curso de Educação Física; contação de histórias com o Curso de Pedagogia; criação de miniaturas de papel das Edificações do patrimônio histórico arquitetônico de Erechim, com o Curso de Arquitetura e Urbanismo, além de oficinas de libras e oficinas culturais. O Curso de Farmácia também vai realizar, durante toda a tarde da próxima segunda-feira, 12, exames de glicose. 

Já os Cursos de Engenharia de Alimentos e Engenharia Química e do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Alimentos estarão no estande do Pavilhão da Agricultura Familiar. Neste local, realizarão atividades de extensão, com a divulgação de um projeto visando a parceria com os produtores rurais que produzem cachaça, vinagre ou vinho de forma artesanal e que gostariam de analisá-los quanto a suas qualidades em termos de teor de cobre e de álcool na cachaça, teor de ácido acético no vinagre e acidez no vinho.

        Os interessados poderão deixar uma amostra (aproximadamente 500 ml) no estande dos referidos cursos com seu contato. Após, serão realizadas as análises (nos laboratórios da URI) e encaminhados laudos de forma gratuita para os produtores. Os cursos receberão as amostras durante toda a feira e, também, nas coordenações.

        Outra atividade que também será desenvolvida pelos cursos contemplará informações sobre embalagens de alimentos, como os tipos e composição das diferentes embalagens comerciais; funções versus segurança das embalagens de alimentos; interpretação das informações contidas nos rótulos; visualização de embalagens poliméricas comestíveis e biodegradáveis para revestimento de frutas e interfolhamento de alimentos fatiados.

        Também haverá espaço e oportunidade para empreender em diversas áreas. Uma delas é por meio do workshop sobre fabricação artesanal de cervejas, que vai abordar os conhecimentos básicos necessários para esse fim, utilizando um mínimo de recursos e equipamentos facilmente encontrados no mercado. Durante o workshop, será fabricada uma receita de cerveja do estilo APA (American Pale Ale). Para isso, será utilizada uma planta de microcervejaria em escala reduzida, possível de ser instalada em residências, com sistemas de aquecimento elétrico e controles eletrônicos simples. Também serão abordados fluxogramas dos processos, layout de plantas e sistemas de controles aplicados a indústrias, de forma compreensível e aplicável no cotidiano da produção artesanal de cerveja. A atividade acontecerá no dia 15 de novembro, às 14h, no Salão do Empreendedor. 

        Outra iniciativa vai contemplar modelos de negócios inovadores para transformar ideias em negócios lucrativos e rentáveis, utilizando ferramentas visuais para incentivar o planejamento do próprio negócio, colocando em prática uma ideia inovadora de forma consistente. O workshop acontecerá no dia 12 de novembro, às 14h, no Salão do Empreendedor.

        Outros cursos da Universidade também estarão envolvidos em programações específicas de todos os espaços da Frinape: Agricultura Familiar; Fenagro; Fenamate; Cidade da Cultura e Salão da Inovação. 

        Ainda, a Universidade terá um estande institucional, onde receberá toda a comunidade para esclarecer dúvidas quanto ao Vestibular de Verão, cursos, Ensino a Distância e, também, conhecer a Instituição.

        A Feira é promovida pela Associação Comercial, Cultural, Industrial de Erechim (ACCIE) e pela Prefeitura, e faz parte das comemorações do centenário do município. 

© 2020 Virtual FM 104.7 - Sociedade Rádio São José LTDA