top of page

As ações do Curso de Fisioterapia na UBS Escola do Progresso

As iniciativas desenvolvidas pelo Curso de Fisioterapia da URI, assim como as que são postas em práticas pelos demais cursos da área da saúde da URI, estão contribuindo para uma melhor qualidade de vida da população daquele bairro.

Por meio de professores e acadêmicos estagiários, o Curso vem realizando diversas atividades práticas curriculares. Atualmente, estão sendo desenvolvidas ações ligadas ao Estágio Curricular de Promoção à Saúde, com a supervisão da professora Zequiela Russi e acompanhamento das professoras Keli Vania Barbieri e Caren Picolli Maronesi.

As práticas incluem atividades de prevenção e promoção à saúde no grupo de Pilates, visitas domiciliares, atendimentos individuais e grupo de gestantes. O grupo de Pilates é formado por mulheres da comunidade, onde as práticas são realizadas uma vez por semana, baseadas no método Pilates solo, dinâmicas de grupo e atividades de educação em saúde da mulher.

As visitas domiciliares são realizadas de forma compartilhada com a equipe de saúde da UBS e também com os Cursos de Psicologia e Nutrição da Universidade. Isso acontece por meio da escuta qualificada, orientações e educação em saúde direcionadas para cada caso.

Quando há necessidade de atendimentos individualizados, os pacientes são encaminhados pelos profissionais da própria UBS para avaliação e conduta fisioterapêutica.

Neste mês de Outubro, o Curso de Fisioterapia implementou a criação do grupo de gestantes.


Ações contribuem para uma melhor qualidade de vida da população do bairro



Iniciativas são desenvolvidas por professores e acadêmicos estagiários

bottom of page