Artigo “Alimento: aprendizagem, partilha e afeto”
- Najaska - Jornalismo

- 14 de ago. de 2024
- 2 min de leitura
Por Rosângela Dalagnol, professora do Nível 3 da Educação Infantil do Colégio Marista Medianeira
A alimentação é uma ação cotidiana que envolve sabores, cores, texturas, cheiros e muitas outras sensações relacionadas ao alimento, ao espaço e à partilha. Comer é uma ação social que produz memórias e contribui para a construção das histórias de vida das pessoas. Quem não lembra do cheirinho do pão na casa da avó? Ou do gostinho do bolo de fubá que acabou de sair do forno? O alimento nos conecta com o outro em tempo real ou por meio das lembranças. Ele também faz parte da vida de todo o ser humano sendo indispensável para a sua existência.
Diante disso, no Colégio Marista Medianeira, entendemos que o alimento é sinônimo de afeto, carinho e cuidado e, além de nutrir o corpo, também nutre a alma. Por isso, neste ano de 2024, a Educação Infantil do nosso colégio está vivenciando momentos deliciosos a partir do projeto Good Fruit. Esse projeto acontece nas segundas-feiras, e é um convite para a partilha, para o incentivo a uma alimentação saudável e para a constituição de memórias afetivas.
A cada segunda-feira uma criança traz as frutas que escolheu e preparou com a sua família para partilhar com seus amigos. E é tanto carinho presente, que transparece no cuidado, na organização das frutas, e, principalmente, nos olhos da criança que as partilha. A partir dessa proposta as crianças também aprendem sobre as frutas e suas partes, investigam sobre as suas origens e benefícios e observam e registram os seus detalhes, tudo isso integrado com a língua inglesa. Essas experiências contribuem para que as crianças realizem descobertas, se encantem com as minúcias e com a beleza de cada fruta, sintam prazer em provar e saborear e reconheçam a importância do seu consumo para a saúde.
Outra proposta significativa, relacionada a alimentação, que as crianças estão vivenciando neste ano, é a comemoração do aniversário na escola, na companhia dos colegas. Para esse momento, são os próprios aniversariantes que fazem o birthday cake – bolo de aniversário. São eles que escolhem o sabor do bolo, registram a receita e vão para a cozinha. Ali, aprendem sobre as quantidades, pesos, medidas, texturas, cheiros e sabores. E, misturando e mexendo com leveza, vão acrescentando pitadas de muita curiosidade, descobertas, risos, carinho e afeto, que fazem com que a receita seja um sucesso, pois, os bolos ficam realmente deliciosos! E o que torna esse momento ainda mais significativo para os aniversariantes, é ouvir o “parabéns” cantado pelos colegas e poder retribuir com uma fatia do bolo preparado com muito carinho, para esse momento tão especial.
Acreditamos que são essas “pitadas” e “olhares” que contribuem para que o sabor desses momentos fique guardado em um lugar bem especial da memória e se torne significativo na vida de cada criança.









Comentários