Arquitetura e Urbanismo da URI realiza viagem de estudos a São Paulo

A ação fez parte da disciplina de Visitas Técnicas de Estudos e foi acompanhada pelas professoras Roberta Grendene e Natalia Bula. Dois arquitetos e urbanistas locais, Henrique Stabile e Natalia Ranga, acompanharam a viagem e contribuíram com suas experiências e conhecimentos sobre a cidade.

        “O arquiteto e urbanista projeta espaços, para isso, é necessário que os estudantes vivenciem espaços para compreendê-los em sua totalidade. Nos livros ou nas mídias audiovisuais essa percepção é somente parcial, por isso, é preciso sair, olhar e nos aproximar das pessoas para compreender os problemas e resoluções arquitetônicas e urbanas”, afirmam as professoras.

        Dentre os locais visitados constaram o edifício modernista da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP, projetado pelo arquiteto Villanova Artigas; o SESC Pompéia e a casa de vidro da arquiteta Lina Bo Bardi; o Estádio Municipal de São Paulo, conhecido como Pacaembú, onde fica o museu do futebol; a Pinacoteca do Estado de São Paulo; a Sala São Paulo, na antiga estação Júlio Prestes, entre muitos outros.

        Foram realizadas caminhadas no Centro Histórico, Avenida Paulista e Vila Madalena com visita a vários museus e edifícios de arquitetos renomados de várias épocas, inclusive contemporâneos. Os estudantes ainda se aventuraram em um trecho de metrô para poder avaliar o transporte urbano da metrópole.

        A viagem foi finalizada com um passeio no Parque Ibirapuera que além de abrigar várias obras de Oscar Niemeyer é um espaço público convidativo e agradável, muito frequentado por uma diversidade de pessoas nos finais de semana.

        “A experiência que uma cidade como São Paulo proporciona aos estudantes é muito diversa. A escala da cidade impressiona aqueles que estão acostumados às cidades pequenas da nossa região”, concluem as professoras.

© 2020 Virtual FM 104.7 - Sociedade Rádio São José LTDA