Aprovado repasse de 2,5 milhões ao Santa Terezinha

Montante será repassado por meio de projeto do Executivo Municipal, aprovado em sessão ordinária da Câmara de Vereadores na tarde de hoje

Projeto do Poder Executivo que transfere recursos financeiros no montante de R$ 2.500.000,00 à Fundação Hospitalar Santa Terezinha, foi aprovado por unanimidade durante sessão ordinária da Casa Legislativa na tarde desta segunda-feira, 11. Valor visa o pagamento de honorários médicos e outras despesas de custeio da instituição.

A Fundação Hospitalar Santa Terezinha possui como principal fonte de recursos financeiros o contrato firmado com a Secretaria Estadual de Saúde para atendimento de pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) sendo que esta fonte de recursos representa 78,60% das receitas da instituição. O mesmo se apresenta excessivamente desfavorável à FHSTE na condição de prestadora dos serviços.

Com relação a fornecedores, o último pagamento efetuado em ordem cronológica foram quitadas parcelas vencidas até o dia 6 de junho de 2019, desta forma, e devido à dificuldade financeira que a Instituição vem enfrentando, os fornecedores estão com títulos em aberto para recebimento desde o dia 7 de junho de 2019, que hoje somam um montante de R$ 6.153.547,86 (seis milhões e cento e cinquenta e três mil e quinhentos e quarenta e sete reais e oitenta e seis centavos), sendo que vários fornecedores se encontram com o fornecimento suspenso.

Da mesma forma, em relação aos prestadores de serviços médicos, técnicos e demais serviços especializados, a Fundação Hospitalar Santa Terezinha encontra-se inadimplente, desde o no mês de abril, referentes aos serviços prestados no mês de fevereiro, não dispondo destes valores.

Embora a Fundação tenha preparado estrategicamente a sua estrutura físico-funcional para o enfrentamento da pandemia do COVID-19, carece ainda de muitos recursos, tanto de insumos, equipamentos, bem como de recursos financeiros para fazer frente aos investimentos necessários para pagamento dos custos e despesas atinentes à operação de atendimento dos pacientes, onde os EPIs sofreram variação dos valores, além do grande aumento no consumo dos mesmos.

© 2020 Virtual FM 104.7 - Sociedade Rádio São José LTDA