top of page

Apostolado da Oração da Diocese de Erexim realiza “Dia Eucarístico”


A Rede Mundial de Oração do Papa, até há pouco tempo chamada Apostolado da Oração, da Diocese de Erexim realizou o “Dia Eucarístico”, anteriormente designado Congresso Eucarístico Diocesano, nesse domingo, dia 14, no CTG Sentinela da Querência, com mais de 440 participantes pela manhã e mais de 500 pela tarde.

Na parte da manhã, o grupo refletiu sobre o amor de Deus e o relacionamento do ser humano com Ele. Na parte da tarde, houve adoração ao Santíssimo Sacramento e celebração da Eucaristia.

O Reitor do Seminário e Santuário N. Sra. de Fátima, Pe. José Carlos Sala e equipe animaram a chegada dos participantes e outros momentos do evento com cantos apropriados. Pe. Gladir Giacomel, assistente diocesano do Movimento, deu as boas-vindas a todos, convidando a se levantarem por grupo de cada paróquia e motivou a oração inicial, animada pela equipe da Paróquia N. Sra. do Monte Claro de Áurea.

Concluída a oração, Pe. Gladir apresentou o assessor do encontro, Pe. Antonio Tabosa, jesuíta do Centro de Espiritualidade Cristo Rei de São Leopoldo e lhe passou a palavra para a reflexão da manhã.

Pe. Tabosa iniciou sua exposição abordando o amor de Deus. Em sua misericórdia, criou tudo e nos fez à sua imagem e semelhança. Por este motivo, devemos-lhe permanente gratidão. Fomos criados para conhecer, servir e amar o Criador e Pai. Referiu-se ao mistério da Santíssima Trindade, princípio e modelo de comunhão. A Igreja, por sua origem e natureza deve ser comunidade de irmãos e irmãs. O assessor enfatizou que o “Dia Eucarístico” devia ser vivido de corpo, vontade, coração e razão. Aprofundou o amor e seus desdobramentos, viver em comunhão com Cristo, Caminho, Verdade e Vida, cuidar da terra, nossa Casa Comum.

Na parte da tarde, Pe. Tabosa fez a conclusão da reflexão da manha e presidiu o momento de adoração ao Santíssimo Sacramento com a bênção. Em seguida, presidiu a missa conclusiva, concelebrada por 14 padres e a participação de 2 Diáconos permanentes. Na homilia, a partir das leituras e do evangelho do dia, terceiro domingo de Páscoa, ressaltou a figura de São Pedro no anúncio de Cristo Ressuscitado e da exortação à conversão, perseverando com fidelidade. Como somos humanos, continuamos sujeitos ao pecado, mas podemos ter plena confiança do perdão. Nosso Deus é misericordioso. Exortou a todos a viver, anunciar e a transmitir a experiência do encontro com Cristo Ressuscitado; guardar os mandamentos, acolher a Palavra de Deus. Transmitindo o bem, o bem cresce no mundo. A fé não é uma ideia, mas uma experiência e missão.

No final da celebração, Pe. Gladir agradeceu profundamente ao assessor e convidou Neiva Jung da Silva a falar em nome da coordenação do Apostolado da oração e ao Monsenhor Agostinho Francisco Dors, Vigário Geral da Diocese, a transmitir sua mensagem aos participantes, falando também em nome do Bispo Dom Adimir Antonio Mazali que estava participando da Assembleia Geral da CNBB em Aparecida, SP.

Neiva manifestou agradecimentos ao assessor, à direção do CTG pela cedência do espaço e pelos diversos serviços de acolhimento e almoço, ao assistente diocesano do Movimento, ao Pe. Paulo Bernardi, de Barão de Cotegipe, pela organização da decoração do ambiente, aos padres presentes e a todos os participantes. Monsenhor Agostinho, reiterou agradecimentos. Acentuou a importância da devoção ao Sagrado Coração de Jesus e motivou a viver a missão contando com a assistência do Espírito Santo.

Pe. Gladir relata ter recebido muitas manifestações de participantes agradecidos pelo dia e ressaltando a compenetração, o silêncio, de todos no acompanhamento da reflexão e a participação nos cantos e orações. Uma das manifestantes ressaltou que o assessor soube cativar a todos, a organização do CTG foi excelente e o dia inesquecível. Para ela, a misericórdia e o amor do Sagrado Coração de Jesus estavam muito presentes.

bottom of page