Amigo secreto une famílias, economiza no bolso e mobiliza milhões no Natal
- Najaska - Jornalismo
- há 24 minutos
- 1 min de leitura
A estimativa é que 60,1 milhões de pessoas entrem na brincadeira neste Natal

Com a chegada das confraternizações de fim de ano, 36% dos consumidores pretendem participar de amigo secreto em 2025, segundo pesquisa da CNDL e SPC Brasil. A estimativa é que 60,1 milhões de pessoas entrem na brincadeira neste Natal.
Entre os participantes, 53% adoram a atividade, 39% veem nela uma forma de presentear gastando menos e 14% participam apenas para evitar julgamentos sociais. Já entre os que não pretendem participar, 45% dizem não gostar, 35% não têm esse hábito no grupo e 23% afirmam que estão sem dinheiro.
O presidente da CNDL, José César da Costa, destaca que o amigo secreto fortalece vínculos e permite celebrar o Natal sem grandes gastos, movimentando ainda uma parcela significativa da economia.
Os consumidores devem participar, em média, de 1,6 eventos — principalmente com a família (69%), amigos (35%) e colegas de trabalho (28%). O gasto médio previsto é de R$ 72 por presente, e a brincadeira deve movimentar cerca de R$ 6,7 bilhões no varejo este ano.
A pesquisa ouviu consumidores das 27 capitais, maiores de 18 anos, por meio de levantamento online com margem de erro entre 3,6 e 4 pontos percentuais.




