Ambulatório de Medicina da URI realiza atendimentos para comunidade de Erechim e região




Com mais de 700 atendimentos mensais, o Ambulatório de Medicina da URI vem, ao longo dos dois últimos anos, oferecendo atendimentos médicos, prestados por estudantes supervisionados e orientados por seus professores. Eles são realizados no ambulatório desde 2020, via Sistema Único de Saúde (SUS), trazendo benefícios à comunidade. Os atendimentos são diários e em diferentes áreas médicas, mediante agendamento via Sistema de Gerenciamento de Consultas – GERCON. Desde o início das atividades, já passaram pelo Ambulatório cerca de 4 mil pacientes.

O Ambulatório está localizado ao lado do Hospital Santa Terezinha, conta com dezesseis consultórios, distribuídos em um amplo e confortável espaço físico, além de uma área de ensino, com salas de aula para pequenos e grandes grupos, nas quais realizam-se aulas teóricas e/ou rounds de discussões de casos clínicos. Esse ambiente de práticas permite a formação médica generalista preconizada, bem como fomenta a interdisciplinaridade e a interprofissionalidade, sobretudo em áreas de atuação multiprofissional, das quais pode-se citar a pediatria, por meio do ambulatório de prematuros, a saúde da mulher, na área da uroginecologia, e a clínica médica, com atuação na reabilitação cardiopulmonar.

Estudantes e professores de Enfermagem, Fisioterapia, Nutrição, Farmácia, Odontologia, Psicologia, bem como do Técnico em Enfermagem, utilizam-se deste espaço para suas atividades formativas, muitas vezes de modo interdisciplinar, inclusive por meio de projetos de extensão/ação social. Nestes ambientes, diferentes ações são promovidas por todos os cursos da área da saúde da URI, fazendo com que tanto os estudantes como a comunidade local e regional sejam fortemente beneficiados.

O Centro Acadêmico de Práticas em Saúde, junto ao Ambulatório, serve de apoio para todos os cursos que atuam neste e no Hospital Santa Terezinha. O ambiente conta com local para descanso dos alunos e uma biblioteca.

No Centro de Estágios e Práticas Profissionais (URICEPP), localizado nas proximidades do Câmpus I da Universidade, está instalado o Laboratório de Habilidades e Simulações. Este espaço privilegia a simulação realística e o treinamento de habilidades técnicas dos estudantes, em simuladores de baixa, média e alta fidelidade, os quais aproximam os estudantes às situações reais da vida profissional. A simulação realística vem sendo cada vez mais utilizada, visto ser um método pedagógico de fundamental importância no processo ensino-aprendizagem, de estudantes e equipes de saúde. Passam por este espaço de treinamento, estudantes e professores da área da saúde, muitas vezes em atividades de treinamento multiprofissional.

No URICEPP encontra-se também o Laboratório de Técnica Cirúrgica e Cirurgia Experimental. Neste ambiente, em pequenos grupos, os alunos aprendem e praticam as técnicas cirúrgicas básicas como suturas, enxertos e retalhos, bem como procedimentos cirúrgicos iniciais como punções abdominais e torácicas. O laboratório tem como objetivo principal a aquisição e desenvolvimento de aptidões técnicas manuais que servirão como base para a realização de procedimentos cirúrgicos mais complexos, posteriormente.

O Laboratório de Técnica Cirúrgica e Cirurgia Experimental também conta com espaços para ministração de aulas teóricas, proporcionando, desta maneira, uma abordagem completa, visto que os alunos recebem o conteúdo teórico e, no mesmo ambiente, o desenvolvem na prática.

Segundo o Coordenador do Curso, Professor Sergio Bigolin, a infraestrutura institucional, aliada à qualificação do corpo docente, vem contribuindo para a consolidação da formação médica preconizada pelas diretrizes curriculares nacionais. Os serviços prestados à comunidade, por meio do Ambulatório de Medicina, reforçam o compromisso social do curso, assumido quando de sua implantação.

legendas -

Ambulatório atende demandas em toda área da saúde

Laboratório de Habilidades e Simulações dá uma dimensão da realidade a ser enfrentada pelo futuro médico

Laboratório de Técnica Cirúrgica e Cirurgia Experimental também está localizado no URICEPP