Amau reitera posição contrária à volta das aulas presenciais

Apesar do posicionamento da associação regional, município de Erechim mantém calendário de retorno para a semana que vem




A Associação de Municípios do Alto Uruguai (Amau) realizou reunião ontem e divulgou nota pública informando que a maioria dos prefeitos da região se posicionaram contrários ao retorno das aulas presenciais na rede pública municipal, mantendo-se as atividades de forma remota e, também, contrários ao retorno do transporte escolar para as aulas presenciais da rede pública estadual.

Segundo destacado na nota, “A Amau, por seus municípios associados, realiza um permanente acompanhamento da situação da pandemia a nível regional, e reafirma sua convicção de que ainda não é o momento de retorno às aulas presenciais e nem do transporte escolar, a fim de resguardar a saúde e a segurança dos estudantes, servidores e seus familiares. Por fim, os municípios reafirmam que a população mantenha os cuidados necessários e amplamente divulgados para a proteção da vida”. O presidente da Amau, e prefeito do município de Ipiranga do Sul, Mário Ceron, ressalta que esse posicionamento tem caráter orientativo, construído com base nos levantamentos que vem sendo feitos pelo comitê regional de atenção ao coronavírus. Ele lembrou que, se por um lado, a região apresentou melhoras em indicadores com a diminuição de casos e hospitalizações, por outro, contabilizou nos últimos dias, cinco óbitos pela Covid19. Nesse contexto, ele ressalta que a decisão, embasada na percepção da maioria, é de não orientar o retorno das atividades. No entanto, respeita-se os municípios que optarem pela retomada, levando em conta suas condições epidemiológicas. Ceron também pontua que em razão da dinamicidade da pandemia, os dados precisam ser acompanhados constantemente e que as decisões coletivas da Amau são tomadas com base na situação de cada semana, podendo ser mudadas conforme haja alteração no cenário regional. O prefeito de Erechim, Luiz Francisco Schmidt, pontua que o retorno de atividades presenciais em algumas etapas da educação na rede municipal para o dia 14 de outubro está mantido.

© 2020 Virtual FM 104.7 - Sociedade Rádio São José LTDA