top of page

AMAU prestigia vinda do Cônsul-Geral da Itália para Erechim




O Consulado-Geral da Itália em Porto Alegre, realizou interiorização de importantes serviços em Erechim nos dias 11, 12 e 13 novembro. Foi uma oportunidade para os cidadãos ítalo-gaúchos de Erechim e região norte aproveitar a facilidade da coleta biométrica no município, oferecida pela Representação Consular, necessária para atualização ou confecção do passaporte italiano. Foi a primeira vez que o Consulado-Geral trouxe os serviços de biometria para Erechim e região. A iniciativa faz parte do projeto “Andiamo”, um conjunto de ações do Consulado da Itália para se aproximar dos cidadãos de dupla nacionalidade.

O Cônsul-Geral, Valerio Caruso, acompanhou pessoalmente as primeiras coletas e declarou-se muito feliz com mais esta oportunidade de aproximação. Foi recebido na Agência Consular da Itália em Erechim, por Gertrudes Reolon Castilhos: “Como Agente Consular Honorária da Itália, meu objetivo é estreitar cada vez mais os laços entre os dois países, afinando esse vínculo, para novas oportunidades”, sublinhou Gertrudes.

Foi uma agenda bastante intensa, que além de serviços, várias visitas institucionais foram realizadas. Nesta agenda, a abertura do Festival do Cinema Italiano na Vinícola Famiglia De Bona, com uma linda recepção.

O presidente da AMAU, Marcelo Arruda, que é prefeito de Barra do Rio Azul, esteve presente ao evento: “Parabenizamos a Agente Consular, Gertrudes e as entidades empresariais pela viabilização da vinda do Cônsul-Geral da Itália no RS, o qual apresenta a região Alto Uruguai afim de prospectar parcerias de negócios, turismo e fraternidade com a Itália”.

No domingo, 12, ocorreu encontro com prefeitos de municípios do Alto Uruguai, Associação italianas, corais da região e comunidade que foram celebrar a italianidade, em almoço realizado na Villa Trentin. E a AMAU foi representada pelo prefeito de Jacutinga, Beto Bordin, que recentemente esteve na Itália para comemorar os 15 anos de Gemellaggio, com o município irmão, Pederobba: “é extremamente importante, um evento desse porte para a colonização italiana da nossa região, que foram fundamentais para a solidificação econômica e social do Alto Uruguai. É uma oportunidade dos municípios ampliar parcerias a exemplo de que tem Jacutinga com Pederobba, ampliando pactos de amizades criando cidades irmãs. E isso é possível nos campos cultural econômico e social”.

Também estiveram presentes o prefeito em exercício de Erechim, Flávio Tirello, o prefeito de Ponte Preta, Josiel Griseli, o prefeito de Campinas do Sul, Paulo Battisti e o prefeito de São João da Urtiga, Cezar Olimpio Zandoná.

Na segunda-feira, 13, o Cônsul-Geral, esteve visitando a Prefeitura de Erechim, a URI Campus Erechim e várias empresas do município.

Em italiano, o Cônsul-Geral, Valerio Caruso disse: “Grazie a tutti per la bella accoglienza e per l’ospitalità! ”, que traduzindo significa: “Obrigado a todos pelas adorável recepção e hospitalidade”.


-

bottom of page