AMAU participa da 15ª edição dos Encontros Regionais de Controle e Orientação do TCE-RS em Erechim
- Najaska - Jornalismo

- 10 de set.
- 2 min de leitura
O evento reuniu prefeitos, gestores e servidores públicos de diversos municípios da região e contou com seis oficinas realizadas de forma simultânea ao longo do dia, voltadas ao fortalecimento da gestão pública e ao uso responsável dos recursos

Erechim foi sediou, nesta terça-feira (9), da 15ª edição dos Encontros Regionais de Controle e Orientação (ERCOs), promovidos pelo Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Sul (TCE-RS). O evento reuniu prefeitos, gestores e servidores públicos de diversos municípios da região e contou com seis oficinas realizadas de forma simultânea ao longo do dia, voltadas ao fortalecimento da gestão pública e ao uso responsável dos recursos.
O presidente da Associação de Municípios do Alto Uruguai (AMAU) e prefeito de Marcelino Ramos, Vannei Mafissoni (Delfim), participou do encontro e destacou a importância da iniciativa. Ele reforçou o comprometimento da entidade em buscar soluções conjuntas com o Tribunal, de modo a assegurar que os municípios da região possam administrar seus recursos com responsabilidade e transparência.
“Estamos constantemente em contato com o TCE, seja em Erechim ou em Porto Alegre, para garantir que nossos prefeitos e gestores realizem o trabalho da melhor forma possível”, afirmou.
Delfim também ressaltou a evolução na relação entre os municípios e o Tribunal de Contas ao longo dos anos. Segundo ele, essa aproximação tem gerado resultados positivos para a administração pública. “Melhorou, e muito. O Tribunal tem atuado logo no início dos processos para corrigir eventuais erros, e isso acaba protegendo os prefeitos. Costumo dizer que, com o dinheiro público, precisamos zelar ainda mais. Porque, se der errado, além de não desenvolver, podem surgir outras consequências. Portanto, é de extrema relevância esse trabalho de aproximação de um órgão controlador externo, para que sejamos cada vez mais assertivos”, finalizou.
As oficinas do ERCOs abordaram temas relacionados à boa governança, à correta aplicação dos recursos municipais e à prevenção de falhas administrativas. Dessa forma, o evento cumpriu seu objetivo de capacitar gestores e agentes públicos, reforçando a missão do TCE-RS de orientar, fiscalizar e garantir eficiência na administração pública.








Comentários