top of page

AMAU em busca de soluções pela constante falta de energia na região  


Desde o final do ano passado, no dia 22 de dezembro, quando fortes ventos e chuvas atingiram a região, que vários municípios do Alto Uruguai enfrentam problemas de energia elétrica, principalmente no meio rural, causando prejuízos de grande monta. 

Prefeitos estão inconformados com a forma que está sendo tratada a população do Alto Uruguai por parte da RGE que não resolve os problemas.   

Diante dos fatos, a AMAU, através do presidente Marcelo Arruda, que é prefeito de Barra do Rio Azul, está buscando alternativas para resolver os problemas.

Uma destas alternativas, foi convidar a conselheira presidente da AGERGS (Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do Rio Grande do Sul), Luciana Luso de Carvalho para participar da Assembleia Ordinária da AMAU, no próximo dia 18, às 14 horas em Erechim. Ainda não deu resposta, mas a expectativa é que venha, quando receberá dossiês de todos os prefeitos atingidos pela falta de energia elétrica, sob concessão da RGE. 

De acordo com Marcelo Arruda, “municípios criaram incentivos para nossos agricultores continuarem no meio rural, mas para isto precisam ter a certeza, a segurança que a infraestrutura de energia elétrica, que é um serviço essencial, esteja funcionando, e quando vier a faltar, que as soluções por conta da concessionária sejam ágeis”.  

Levantamento prévio aponta centenas de famílias na região, que perderam leite, animais, e aquelas que tem poço artesiano, e precisam de energia elétrica, tem dificuldade até de água para consumo próprio. 

O objetivo é mostrar para a AGERGS, que esses problemas são recorrentes, e dar subsídios para que possa fazer ação de fiscalização, penalização e cobrar um plano de ação de melhorias da RGE: “agricultores não podem mais ficar dias desassistidos, isto não tem mais como aceitar”, finaliza o presidente Arruda. 


bottom of page