Os 32 municípios da região estão disponibilizando maquinários e comboio parte de Erechim, na segunda-feira, 20, às 5 horas, com destino ao Vale do Taquari
A AMAU realizou nesta quinta-feira, 16, Assembleia Geral Extraordinária, com a participação on-line do presidente em exercício da Associação dos Municípios do Vale do Taquari, Edmilson Busatto (prefeito de Bom Retiro do Sul), e o Major Felipe Ghidini Stangherlin, Comandante do Gabinete de Crise do Vale do Taquari, além da presença maciça dos prefeitos do Alto Uruguai.
Abordaram a definição de estratégias para o apoio aos municípios afetados pelas enchentes, e a AMAU criou uma força-tarefa, onde os 32 municípios irão apoiar com maquinários como escavadeira, bobcat, retroescavadeiras, caminhões tanques, caminhões caçamba, caminhões prancha, combustível, entre outros, para ajudar a reconstruir os municípios atingidos pela enchente no Vale do Taquari. O comboio, com todo o maquinário, sairá de Erechim na próxima segunda-feira, 20, às 5 horas, do Parque da Accie.
O prefeito de Bom Retiro do Sul, Edmilson Busatto, fez um relato da situação dos municípios do Vale do Taquari, os mais afetados pelas chuvas, e as necessidades imediatas para que possam voltar a funcionar gradativamente: “meu município não foi tão atingido, mas outros foram completamente destruídos”. Ele agradeceu a generosidade da AMAU em se colocar à disposição, para ajudar na reconstrução dos municípios.
O Major Felipe Ghidini Stangherlin, Comandante do Gabinete de Crise do Vale do Taquari, discorreu como funciona a logística na região, para receber as equipes de fora, para otimizar as ações e que elas sejam mais efetivas: “Vocês chegarão aqui num lugar que iremos determinar juntos, e serão recebidos por uma equipe que dará o encaminhamento e o suporte onde cada máquina irá atuar”.
O fechamento da quantidade de máquinas que se deslocará para o Vale do Itajaí, acontece hoje, 17, com o retorno de todos os municípios: “Nossa associação mais uma vez mostra união, num momento trágico para o RS. Estamos juntos para ajudar a reconstruir esses municípios, pois não somos uma ilha, e precisamos uns dos outros para reerguer o nosso Estado. Fomos atingidos, mas com uma intensidade bem inferior, e tenho certeza de que fariam a mesma coisa por nós”, sublinhou o presidente da AMAU, Josiel Griseli, prefeito de Ponto Preta.
Para o prefeito de Erechim, Paulo Polis, esse momento demostra o espírito coletivo do Alto Uruguai que vem crescendo nos últimos anos: “todo o RS está sofrendo com a situação que estamos atravessando. E nós precisamos nos doar, nesse momento, e se colocar no lugar daqueles gaúchos que perderam tudo”.
O prefeito de Barra do Rio Azul, Marcelo Arruda, recém-eleito presidente da Famurs, também enalteceu esse momento: “mais uma vez estamos demonstrando que no Alto Uruguai, o ‘P’ de pessoas, vem na frente do ‘P’ de partidos”
Esse é mais uma ação do Alto Uruguai, em prol dos atingidos, pois alguns municípios já estão ajudando, além de todo o voluntariado envolvido.
Comentarios