AMAU atualiza e amplia planos de contingência para enfrentamento da covid-19



Considerando o agravamento do cenário da epidemia a nível regional, com números alarmantes e preocupantes, o Comitê Regional de Atenção ao Coronavírus da AMAU atualizou e ampliou os planos de contingência dos hospitais que possuem alas covid: FHSTE, Hospital de Caridade e dos hospitais regionais que possuem leitos habilitados para assistência da covid. A medida visa estabelecer e sistematizar os próximos passos, conforme o andamento da covid-19 na R 16.


Etapas anteriores

A construção do Plano foi precedida de ações afirmativas por parte da direção da entidade e de instituições parceiras, o que permitiu considerável ampliação do número de leitos disponíveis nos últimos 15 dias.

Em negociação com os hospitais Santa Terezinha e Caridade, o presidente da AMAU e prefeito de Erechim, Paulo Polis, garantiu a abertura de 8 leitos extras de UTI na FHSTE e 6 no HC, todos já aptos para atendimento.

Para os próximos dias, o Santa Terezinha também deve abrir quase 50 novos leitos de enfermaria, graças a utilização de espaços do hospital destinados, em caráter emergencial, especificamente a essa finalidade.


Saiba mais: Plano em quatro estágios

O Plano de Contigência da AMAU contém ações previstas para novas ampliações de leitos de UTI e leitos clínicos, conforme a necessidade, sendo escalonado em quatro estágios: A, B, C e D.

No momento, o Santa Terezinha encontra-se na fase C em relação aos leitos de UTI (com os 18 disponíveis ocupados) e B nos clínicos - com a perspectiva de chegar à etapa C, em breve.

Já o Caridade se encontra no estágio C em ambos os quadros: com ocupação máxima dos 14 leitos de UTI e próximo do total de ocupação dos 22 leitos de enfermaria.

Para ingresso na fase D (que prevê 24 leitos de UTI no Santa e 17 no HC), direção da AMAU, hospitais e o Comitê Regional negociam aquisição de insumos, contratação de pessoal e novas parcerias com os demais entes federativos.

A R16 tem 109 outros leitos clínicos de retaguarda técnica habilitados em dez municípios.

© 2020 Virtual FM 104.7 - Sociedade Rádio São José LTDA