top of page

AMAU aprova aquisição de uma touca especial para mulheres em tratamento de quimioterapia


Também foi aprovada a renovação de apoio financeiro ao Escritório Regional de Turismo




Os prefeitos da Associação de Municípios do Alto Uruguai (AMAU), em Assembleia Geral Ordinária realizada na tarde desta quinta-feira, 22, aprovaram, por iniciativa do Colegiado de Primeiras-Damas, a aquisição de uma “Touca Inglesa” para evitar a queda de cabelo de mulheres que estão realizando quimioterapia. O encontro foi conduzido pelo presidente da AMAU, o prefeito de Getúlio Vargas, Mauricio Soligo.

O equipamento atende até dois pacientes por vez e é de grande importância, pois a perda de cabelo pode ser um dos momentos mais sensíveis e difíceis para pacientes com câncer. Além de afetar a autoestima, pode levar à desistência do tratamento. A touca será adquirida com recursos dos municípios, que aprovaram o aporte de capital, em parceira com o Sicredi, e será entregue à Fundação Hospitalar Santa Terezinha que disponibilizará para pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS).

Será um presente à toda a comunidade regional do Colegiado de Primeiras-Damas da AMAU e Sicredi em comemoração ao Outubro Rosa – mês de conscientização e prevenção ao câncer de mama.

TURISMO FORTALECIDO

Reconhecendo o potencial e a capacidade de geração de renda do setor turístico do Norte Gaúcho, os municípios do Alto Uruguai decidiram renovar por mais um ano a parceria entre a AMAU e o Escritório Regional de Turismo, que esteve presente à Assembleia prestando contas das suas atividades e dos recursos recebidos no último ano da entidade e dos projetos aprovados na Consulta Popular. Também fez um relato de suas atividades a Cooperativa de Bens e Serviços Turísticos do Norte Gaúcho. Continuarão sendo repassados R$ 10 mil por mês para as atividades que visam o fortalecimento e o desenvolvimento do setor na região.

TRANSPORTE DE PACIENTES

Outra deliberação dos prefeitos foi a criação de um grupo de trabalho, proposta pelo presidente da AMAU, Mauricio Soligo, visando a implantação de uma Central de Transporte de Pacientes para Porto Alegre. O grupo, que está formado pelo vice-presidente da AMAU e prefeito de Viadutos, Claiton dos Santos, pelos prefeitos de Ponte Preta e Quatro Irmãos, Josiel Fernando Griseli e Giovan Poganski, e pelos executivos da AMAU Dino Tomazelli e Suélen Brum, fará um estudo desta viabilidade e apresentará proposta na próxima reunião da AMAU, no mês que vem.

CONSULTAS ELETIVAS

O encontro ainda contou com a presença da especialista em Saúde, Nagele Podenski dos Santos, do Setor de Regulação Ambulatorial da 11ª Coordenadoria de Saúde, que falou sobre o Gercon – Sistema que regula agendamentos de consultas ambulatoriais (eletivas). Ela explanou como está sendo a implantação deste sistema, explicando que os pacientes mais graves são atendidos com prioridade. O trabalho iniciou em 2021, com as primeiras agendas nas especialidades da oncologia e, a partir de junho deste ano, todas as especialidades estão sendo acessadas e reguladas pelo Sistema Gercon.

Outros assuntos foram relatados pelos coordenadores dos grupos de trabalho dos Hospitais de Pequeno Porte, o prefeito de Gaurama, Leandro Puton; e da Energia Solar, o prefeito de Barra do Rio Azul, Marcelo Arruda; além de assuntos gerais.


22.09.2022



Comments


bottom of page