top of page

Alunos e professores da URI Erechim conquistam prêmios destaque em pesquisa e extensão


A URI Erechim homenageou na terça-feira, 31 de outubro, no Salão Nobre do Câmpus, os acadêmicos e professores que foram destaque no XXIX Seminário Institucional de Iniciação Científica e Tecnológica (SIICTec) e no XXI Seminário Institucional de Extensão (SIEx), ocorridos no dia 26 de outubro, na URI Santiago.

As iniciativas são promovidas anualmente pela Universidade, por meio da Pró-Reitoria de Pesquisa, Extensão e Pós-Graduação, que concede o Prêmio Destaque em Iniciação Científica e Tecnológica e em Extensão.

O objetivo da Universidade é incentivar os estudantes bolsistas de graduação que realizam atividades nos referidos programas, a publicarem os resultados atingidos, sob forma de artigo.

O ato contou com a presença do Diretor Acadêmico, Adilson Stankiewicz; dos coordenadores dos Comitês Institucionais de Pesquisa e Extensão, Sônia Balvedi Zakrzevski, Coordenadora do Ciapex; e Rodrigo Fornel, Coordenador do CIAP; da Assessora da Direção Acadêmica, Miriam Dalazen Rohenkohl; da Secretária Executiva dos Comitês, Tatiane Fossato; dos estudantes premiados, juntamente com seus orientadores e convidados.

A avaliação dos trabalhos candidatos ao Prêmio de Pesquisa foi realizada a partir dos seguintes critérios: mérito, relevância e qualidade do artigo; aplicabilidade prática da pesquisa ou extensão; inovação e histórico escolar. A Comissão Julgadora Final é formada por membros avaliadores externos, sem vínculo com a Instituição, constituindo avaliadores com formação nas áreas dos trabalhos inscritos.

Dos 15 prêmios concedidos pela Universidade, oito foram conquistados por professores e bolsistas do Câmpus de Erechim.


Artigos premiados na área de pesquisa

Área de Engenharia: Produção de polihidroxibutirato (PHB) por Bacillus megaterium em biorreator empregando substratos agroindustriais, desenvolvido pela bolsista Luiza Cardoso, do Curso de Medicina Veterinária, orientada pela Professora Eunice Valduga.

Área de Ciências Agrárias: Pista de propriocepção na reabilitação de cães, desenvolvido pela bolsista Heloisa Chaves Tasca, do Curso de Medicina Veterinária, orientada pela Professora Daniela dos Santos de Oliveira.

Área de Ciências Biológicas: Monitoramento biológico de ecossistemas aquáticos: uso de macroinvertebrados bentônicos e índices biológicos, desenvolvido pela bolsista Bruna Luísa Pastore, do Curso de Ciências Biológicas, orientada pela Professora Rozane Maria Restello.

Área de Ciências Exatas e da Terra: Cloreto de 1-hexadecil-3-metilimidazólio como agente direcionador de estrutura na síntese de grafenosilicato de topologia MCM-48, desenvolvido pela bolsista Fabiana de Oliveira Pereira, do Curso de Engenharia Química, orientada pelo Professor Marcelo Luis Mignoni.

Os artigos de extensão premiados estão vinculados a sete grandes áreas temáticas.

Educação: Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul de Erechim no Programa de Educação Olímpica da URI Erechim, desenvolvido pelo estudante Diogo Augusto Dallazen, do Curso de Educação Física, orientado pelo professor José Luis Dalla Costa.

Meio Ambiente: Juventude do Alto Uruguai Gaúcho no Enfrentamento à Crise Climática, desenvolvido pelo bolsista Hueliton José Strogulski Magnanti, do Curso de Agronomia, orientado pela Professora Sônia Beatris Balvedi Zakrzevski.

Saúde: Programa Prevdrogas: Extensão Universitária na Prevenção do Consumo de Drogas Lícitas, desenvolvido pelo bolsista Mateus Vancin de Oliveira, orientado pela Professora Fernanda Dal Maso Camera.

Trabalho: Acompanhamento Sanitário, Clínico e Nutricional de Equinos Utilizados como Instrumento Terapêutico: Projeto Fortalecer – Equoterapia, desenvolvido pelo bolsista João Paulo Pedott Alberti, orientado pela Professora Daniela dos Santos de Oliveira.

A Direção Acadêmica e os coordenadores dos Comitês de Pesquisa e de Extensão da URI Erechim parabenizam os estudantes bolsistas e seus orientadores, ressaltando o mérito científico e acadêmico das pesquisas e dos projetos de extensão premiados.



Professores e bolsistas do Câmpus conquistaram 8 dos 15 prêmios concedidos pela Universidade

Commentaires


bottom of page