top of page

Alunos da UFFS apresentam protótipo de app de transporte e ponto de parada inclusivo à Prefeitura de Erechim

  • Foto do escritor: Najaska - Jornalismo
    Najaska - Jornalismo
  • 19 de jul.
  • 2 min de leitura

Soluções de mobilidade urbana foram desenvolvidas com base na metodologia PBL, integrando inovação tecnológica e temas como desigualdade territorial e direito à cidade.



ree

Nesta terça-feira (15), foi realizada a entrega oficial dos projetos desenvolvidos pelos estudantes do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Erechim, como parte da disciplina Introdução ao Pensamento Social, conduzida pelo Prof. Dr. Kochav Koren. A atividade foi conduzida com base na metodologia Project-Based Learning (PBL), uma abordagem de ensino que incentiva os alunos a aprenderem por meio da elaboração de projetos práticos e interdisciplinares, voltados à resolução de desafios reais — neste caso, relacionados à mobilidade urbana em Erechim.




Na ocasião, os alunos apresentaram propostas inovadoras de mobilidade urbana à representantes da Prefeitura de Erechim. Estiveram acompanhando a apresentação o coordenador de Projetos, Jonathan Medeiros e a coordenadora Geral de Gestão e Governança, Izabel Ribeiro. A apresentação incluiu o protótipo de um aplicativo de recarga de cartão de ônibus e a proposta de um novo modelo de ponto de parada, pensado de modo a incorporar os temas sociológicos discutidos ao longo da disciplina, como desigualdade territorial, direito à cidade e inclusão social.




Os servidores do município evidenciam a importância das parcerias com a UFFS. “Projetos como esses mostram o quanto a parceria entre o ambiente acadêmico e Poder Público pode contribuir para o desenvolvimento da cidade. As propostas apresentadas pelos estudantes trazem uma visão inovadora e sensível às necessidades sociais, e certamente serão levadas em consideração em futuros estudos e ações na área da mobilidade urbana”, destacaram.




Desenvolvimento do projeto




A iniciativa soma-se a uma ação anterior realizada no dia 25 de junho, quando os estudantes levaram à Câmara Municipal um projeto de lei sobre mobilidade urbana, apresentado à três vereadores da cidade. A proposta visa articular conhecimentos técnicos, participação cidadã e fundamentos teóricos debatidos em sala de aula.




Na imagem, a equipe responsável pelo projeto ‘Ponto de Partida’, composta por Allana Victória Leal Coelho, Ana Julia Bay, Antonielly Oliveira da Silva, Fernando Antonio Granoski, Guilherme Menin, Gustavo Rafael Soier Mendes e Henrique João Graboski Dysarz.




Informações e fotos: Divulgação/UFFS

 
 
 

Comentários


© 2022 Virtual FM 104.7 - Sociedade Rádio São José LTDA

bottom of page