As tarefas praticadas foram sugeridas durante o planejamento do programa Aprende Mais

Os alunos do 6º e 7º ano do Ensino Fundamental da Escola Érico Veríssimo, de Erechim, realizaram recentemente atividades matemáticas diferenciadas, propostas pelo professor Patric Menezes. As tarefas praticadas foram sugeridas durante as lives de formação do programa Aprende Mais, voltadas aos professores de Matemática e Língua Portuguesa dos ensinos Fundamental e Médio da rede estadual. Os exercícios elaborados incluíam o auxílio da tecnologia, como o uso do Geogebra, um aplicativo de matemática dinâmica que combina conceitos de geometria e álgebra, assim como trabalhos usando compasso, transferidor, régua e lápis de cor. “Costumo trazer programas, aplicativos, softwares e outros jogos matemáticos para relacioná-los com as minhas aulas e os alunos estão reagindo de forma bastante positiva”, observa o professor Patric Menezes. Um dos objetivos do professor vai ao encontro do programa Aprende Mais, que é trazer novas atividades que saiam da rotina para auxiliar os estudantes com dificuldades em alguns conteúdos. “É claro que não conhecemos todas as técnicas, mas as novidades apresentadas dentro do programa são amplamente debatidas e muito bem construídas pelos professores convidados, desde a confecção do material, a sua aplicação e os resultados no ensino e aprendizagem”, afirma Patric ao ponderar sobre as novas práticas curriculares. O trabalho conjunto entre os professores e as escolas é visto com bons olhos pela coordenadora da 15ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), de Erechim, Juliane Bonez. “O que temos percebido, principalmente, através do acompanhamento do Departamento Pedagógico da 15ª CRE, é que as escolas e os colegas estão aproveitando as oportunidades da melhor maneira possível”, explica.