top of page

Alimentação pode ser aliada no combate aos sintomas das ondas de calor e altas temperaturas

  • Foto do escritor: Najaska - Jornalismo
    Najaska - Jornalismo
  • há 3 dias
  • 2 min de leitura

Frutas com grande quantidade de água são fortes aliadas no combate aos efeitos negativos do calor



Os meses marcados pelo intenso calor oferecem sérios riscos à saúde e uma boa alimentação é primordial para prevenir problemas como a desidratação. A nutricionista e professora da Estácio, Richelma Paulino, explica que frutas com grande quantidade de água são fortes aliadas no combate aos efeitos negativos do calor. “A melancia, o melão, a pêra, a laranja e a maçã são opções poderosas no auxílio da hidratação neste momento de altas temperaturas e baixa umidade. Claro, sem esquecer da ingestão de água! Importante lembrar que a sede é um sinal já tardio da desidratação, então tem que beber água de forma recorrente. Estar atento ao consumo destas frutas e manter a garrafinha por perto já é um bom passo para se manter bem enquanto enfrentamos este período”, afirma.


Richelma alerta também para os níveis de eletrólitos no organismo, que diminuem pelo suor excessivo, comum neste cenário de calor. Os eletrólitos (sódio, potássio, cloreto, cálcio, magnésio e fosfato) são minerais com funções vitais no organismo, como transportar água para as células, atuar no funcionamento dos órgãos e nos movimentos musculares. “A água de coco é uma excelente aliada nos dias de muito calor. Como transpiramos mais, o corpo perde eletrólitos importantes, como o sódio, e a água de coco contribui para repor esses nutrientes. Quando você perde sódio pelo do suor, é importante repor para evitar desidratação e até cólicas”, orienta.


O famoso sacolé, que faz a alegria de muita gente, alivia bastante os desconfortos causados pelo calor. Mas, a nutricionista ressalta que devem ser priorizadas as receitas caseiras. “Ainda como estratégia para enfrentar o calor, vale recorrer ao tradicional sacolé ou picolé caseiro, preparado com o suco da própria fruta. É uma opção refrescante e mais saudável. A recomendação é evitar as versões industrializadas, que costumam ter maior quantidade de gorduras e aditivos. Priorizar preparações simples, com alimentos naturais, segue sendo o ideal”, aponta Richelma.


Alimentos que devem ser evitados, principalmente no calor


A professora diz que o ideal é “descasque mais e desembale menos”. Alimentos gordurosos, com excesso de massas e frituras devem ser evitados. “Ao priorizar alimentos que a gente descasca, já estamos contribuindo muito para a saúde, porque eles vêm diretamente da natureza e oferecem o que realmente precisamos. Os produtos industrializados, por outro lado, costumam ter altos teores de aditivos químicos usados para conservar, dar cor ou melhorar a textura. Esses componentes fazem com que deixem de ser verdadeiros alimentos e passem a ser produtos. O consumo frequente desses ultraprocessados traz consequências para o organismo, aumentando o risco de diabetes, hipertensão e doenças cardiovasculares, como o AVC”, explica a docente.

 
 
 

Comentários


© 2022 Virtual FM 104.7 - Sociedade Rádio São José LTDA

bottom of page