Alcemir Bagnara assume a coordenação do SUTRAF Alto Uruguai



O Sindicato Unificado dos Trabalhadores da Agricultura Familiar do Alto Uruguai – SUTRAF-AU, realizou na manhã desta quarta-feira (23), a primeira etapa da sua Plenária Ordinária. No encontro, que aconteceu de forma virtual, participaram representantes de todas as sedes municipais. Na oportunidade foi analisada a conjuntura social e política do Brasil, assim como o atual cenário de desafios para a Agricultura Familiar.


Durante o encontro foi realizado o remanejo dos dirigentes dos cargos de coordenação do sindicato. Desta forma, tomou posse como coordenador geral do SUTRAF Alto Uruguai, Alcemir Bagnara, que estava no cargo de coordenador de Finanças. A mudança foi necessária, pelo fato de que Douglas Cenci, que vinha ocupando o cargo na gestão 2019-2022, foi eleito em abril deste ano para a coordenação geral da Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar do Rio Grande do Sul- Fetraf/RS.


Na transição do cargo, Douglas Cenci, parabenizou Alcemir Bagnara por ter aceito o desafio de assumir o cargo e agradeceu a todos que o acompanharam desde o primeiro mandato frente ao SUTRAF-AU, que iniciou em 2015. “Neste período tivemos momentos de muitas dificuldades e enfrentamento com o Governo, especialmente nos momentos que foram discutidas as questões relacionadas à Reforma da Previdência, e nós, enquanto sindicato, conseguimos assegurar os direitos dos agricultores”, disse ele. Douglas destacou que segue acompanhando a direção do SUTRAF-AU nas discussões e no apoio às demandas da agricultura familiar.


Alcemir Bagnara é agricultor familiar e atua no sindicalismo desde 1994, atualmente é mestrando em Desenvolvimento Rural na UFRGS, tendo como objeto de estudo o sindicalismo na Agricultura Familiar. Ele assume com o compromisso de manter o fortalecimento do sindicato junto aos agricultores do Alto Uruguai. “Vamos manter o trabalho que vem sendo realizado, visto que se trata de um complemento de mandato, e os desafios do próximo período são muito grandes, especialmente pelo fato de que a agricultura familiar tem pouca valorização por parte dos governos”, disse ele.


O Coordenador Geral do SUTRAF-AU, destacou ainda a grande importância do sindicalismo neste momento de pandemia, visto que este novo cenário impactará nas relações entre os sindicatos e seus associados.


Ainda durante o encontro virtual outros remanejamentos aconteceram na direção do SUTRAF-AU. Ari Pertuzatti assumiu a Coordenação de Finanças; Douglas Cenci assumiu a Coordenação de Políticas Sociais; e Marialva Lukes assumiu a Coordenação Municipal de Aratiba.